Rotor do distribuidor: Qual a função?

Em motores de carros clássicos, especialmente os que utilizam sistemas de ignição convencional, a tampa e o rotor do distribuidor são componentes fundamentais para o funcionamento correto do motor. 

Mas, mesmo com os avanços da injeção eletrônica e ignição digital, muitos veículos ainda contam com esse sistema e, por isso, conhecer a função do rotor é essencial para manter o carro em dia.

Antes de saber qual a função do rotor, é importante conhecer o que é um distribuidor e sua função no sistema de ignição. 

O que é um distribuidor?

Segundo o site São Lourenço pneus, o distribuidor é responsável por distribuir a centelha elétrica gerada pela bobina de ignição para as velas, na ordem correta e no momento certo, garantindo que a combustão no motor aconteça de forma sincronizada.

E ele é composto por diversas peças que vão além do rotor: 

  • Eixo do distribuidor;
  • Contatos internos;
  • Mola de contato;
  • Avanço a vácuo;
  • Sensor de posição do distribuidor;
  • Tampa do distribuidor.

E o rotor do distribuidor. 

O que é o rotor do distribuidor?


O rotor, também chamado de braço do distribuidor, fica dentro da tampa e gira com o eixo do distribuidor, distribuindo alta tensão da bobina ao cilindro correspondente, sendo fundamental para garantir o bom funcionamento do motor, juntamente às outras peças do sistema de ignição. 

Sem essa peça, ou com ela em mau estado, a partida pode ser dificultada ou impedi-la totalmente. 

Assim como outras peças, eles podem variar em forma e materiais, por isso, antes de comprar um rotor, é necessário consultar o catálogo da fábrica e os códigos de cross reference

Geralmente eles são constituídos de uma parte maior (braço) que entra em contato com diferentes partes da tampa do distribuidor e uma parte central móvel que desliza sobre o eixo do distribuidor. 

Segundo o site Chipsmall, os rotores do distribuidor são produzidos em materiais resistentes às tensões elétricas e ao calor como alguns tipos de plástico, naturalmente produzidos devido ao movimento e à fricção das peças. E também ligas metálicas capazes de transmitir correntes de alta tensão. 

 

Como funciona o rotor do distribuidor?

O rotor do distribuidor trabalha com precisão de tempo e sequência para transferir a tensão para outras partes do sistema de ignição, fazendo o veículo se movimentar com constância e sem falhas. 

Na bobina de ignição, a corrente é formada e enviada para as velas pelo rotor que deve estar girando dentro da tampa do distribuidor, esse movimento é alinhado aos contatos da tampa e permite que a corrente elétrica se encaminhe para os terminais de vela.

Então é formada a centelha essencial para a mistura de ar-combustível que permite o movimento do carro. Quando não há sincronia, as velas de ignição não funcionam no momento correto, causando problemas que podem ser fatais para o motor. 

Problemas com o rotor do distribuidor


Com o tempo, o rotor pode apresentar desgaste ou corrosão, comprometendo a distribuição da centelha e provocando falhas na queima de combustível e saber reconhecer os problemas pode evitar mais que perda de desempenho:

  • Combustão incompleta;
  • Redução da potência;
  • Consumo ineficiente de combustível ou consumo exacerbado;
  • Dificuldade na partida;
  • Engasgos ou falhas na aceleração;
  • Estalos ou ruídos vindos do motor;
  • Marcha lenta Irregular;

Como identificar um rotor do distribuidor com problema?


É importante ressaltar que a verificação e troca só devem ser feitas por profissionais qualificados. Além disso, sua manutenção também deve ser realizada periodicamente, assim como outros componentes do veículo. 

Para evitar danos maiores, a substituição preventiva ajuda a manter o motor funcionando de forma eficiente, então fique atento ao tempo indicado pelo fabricante ou no manual do usuário.

Com o tempo é normal que as peças se desgastem e alguns danos são visíveis, como, por exemplo, corrosão, queimaduras e rachaduras no plástico, causados pelo tempo de uso ou eletricidade. 

O rotor do distribuidor também pode desencaixar da tampa, caso ele não se assente novamente, pode ser necessário realizar a troca por uma peça nova, compatível e de qualidade. 

E para garantir uma boa performance, a peça deve ser escolhida conforme as especificações da montadora, afinal os rotores de distribuidor não são todos iguais. 

Escolher um rotor do distribuidor que não seja adequado ao seu carro, mesmo que seja uma “gambiarra temporária”, pode causar problemas de sincronização e danos ao motor, então, certifique-se de comprar o correto.

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