Sinais de falha no sensor de rotação: saiba identificar

Se o motor do carro está falhando na partida ou apresentando comportamento irregular, é hora de ficar atento: o problema pode estar no sistema de ignição e, principalmente, no sensor de rotação.

Detectar falhas eletrônicas com precisão é essencial para a segurança do trânsito, o desempenho do seu veículo e a economia de combustível. E para isso, o carro deve estar equipado com peças de qualidade, ser revisado e ser conduzido com boas práticas. 

Mas, peças falham e se desgastam com o tempo e é preciso ficar atento aos principais sintomas de falhas. Neste texto falaremos do sensor de rotação, para você saber quando é hora de substituí-lo. 

O que é o sensor de rotação?


O sensor de rotação também é conhecido como sensor de posição do virabrequim. Ele é um componente da injeção eletrônica, responsável por monitorar a rotação e a posição exata do motor em rotações por minuto (RPM). 

Por meio de uma roda dentada, ligada ao virabrequim, o sensor capta pulsos e envia para a central eletrônica do veículo, garantindo que a injeção de combustível e o tempo de ignição funcione corretamente. 

Em alguns veículos, caso o sensor de rotação falhe, o veículo para, afinal a unidade de controle pode não receber as informações corretas. Além do funcionamento, com sensores de rotação em bom estado, há menor consumo de combustível e menos emissões de gases tóxicos na atmosfera. 

Por que o sensor de rotação falha?


Como qualquer peça e componente do veículo, o sensor de rotação está sujeito a desgaste por inúmeras razões:

Exposição a altas temperaturas

Altas temperaturas são inimigas de qualquer sistema do carro, afinal, são componentes sensíveis. Mas, se por acaso o veículo estiver superaquecido a ponto de sofrer uma pane e parar, o recomendado é chamar um guincho e verificar as condições em que ele está. Isso pode danificar outros componentes além do sensor, como o motor, bobinas e, etc.

Fios e conectores danificados

Esse é um dos maiores defeitos que envolve os sensores. Os fios e conectores são responsáveis pela transmissão do sinal elétrico e, com o desgaste natural ou mau uso, suas partes podem se desgastar, gerando perda de potência ou falha total. Mas atenção, não realize a troca, sempre leve o veículo ao mecânico. 

Sujeira acumulada

O acúmulo de detritos pode acontecer em qualquer veículo, principalmente os de uso intenso, e rodam em estradas sem pavimentação. Além disso, o sensor de rotação está localizado próximo ao motor, o que pode gerar borra e acúmulo de graxa ou óleo. Isso pode afetar seu funcionamento e a limpeza deve ser feita com cautela. 

Sensor de rotação fora do lugar

Vibrações em excesso ou instalação errada pode fazer com que o sensor falhe por completo ou intermitentemente, causando as falhas na ignição. Esse é um dos problemas que podem ser alertados pela luz do motor no painel. 

Para evitar, sempre deixe que o mecânico instale a peça correta, seguindo as instruções do fabricante. 

Principais sinais de falha no sensor de rotação


As revisões e manutenções são a melhor maneira de evitar as falhas, mas imprevistos acontecem e, caso perceba alguns sinais, é hora do carro ir ao mecânico:

  • Dificuldade ou impossibilidade de dar partida

Esse é um dos sinais mais evidentes. Como a ECU (Unidade de Controle Eletrônico) do sinal do sensor para iniciar a ignição, se ele estiver com defeito, o motor pode girar, mas não ligar.

  • Motor falha ou apaga durante o funcionamento

O carro pode ligar e funcionar normalmente até determinado tempo, mas apaga sem dar avisos, especialmente em marcha lenta ou quando esquenta. 

Isso pode acontecer quando o sinal do sensor de rotação é intermitente ou para completamente.

  • Perder potência e falhas na aceleração

Quando o sensor não está funcionando bem, envia sinais errados aos outros componentes da injeção, desregulando o tempo e a ignição, o que compromete o desempenho. Com isso o resultado é uma aceleração irregular e engasgos. 

  • Luz da injeção acesa no painel

A Unidade de Controle Eletrônico registra a falha e acende a luz de advertência. Fique atento e não deixe que ela fique vermelha, indica falha crítica. 

  • Aumento do consumo de combustível

Se o motor não recebe as informações corretas, ele pode injetar mais combustível do que o necessário, causando aumento no consumo e marcha lenta instável.

Quando substituir o sensor de rotação?


Não espere o sensor de rotação falhar para substituí-lo. Lembre-se que uma revisão completa pode evitar os transtornos que a peça pode causar em caso de paradas, por isso, sempre siga o calendário de revisões de acordo com o manual do usuário. 

Mas caso apareçam os sinais e sejam recorrentes, houver trincas, oxidação e paradas sem motivos aparentes, chegou a hora de realizar essa troca. E não se esqueça, no momento da troca, opte por peças Olimpic!

O sensor de rotação é vital para o funcionamento do motor. Ficar atento aos sintomas de falha pode evitar panes inesperadas, prejuízos maiores e manter o carro sempre em bom desempenho.

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