A marcha lenta regular é um dos sinais que o carro está funcionando bem, ela é também conhecida como “ralenti” e significa que o motor está em uma baixa rotação, o veículo parado, porém em funcionamento. Quando está irregular, pode indicar desde ajustes simples até problemas mais complexos no sistema de ignição.
E assim como em outras partes do carro, a marcha lenta pode dar problemas e interferir diretamente no desempenho do veículo. Mas, como identificar falhas na marcha lenta e nos lugares em que podem causar o problema.
Continue a leitura e descubra como falhas no sistema de ignição podem causar a marcha lenta.
O que é a marcha lenta?
A marcha lenta refere-se ao estado de funcionamento do motor quando o veículo está parado, mas ainda ligado. Nesse momento, o motor mantém uma rotação mínima suficiente para não desligar e estar pronto para responder quando o acelerador for acionado.
Essa rotação pode variar entre 700 e 1.000 RPM, dependendo do modelo do veículo e do tipo de combustível.
Geralmente é confundida com o ponto morto, mas nem sempre é o mesmo: o ponto morto é uma posição no câmbio que desengata o motor das rodas. Quando o carro está em ponto morto, o motor continua funcionando, mas não transmite força para as rodas, que podem girar livremente.
Se o carro está em ponto morto e ligado, o motor estará funcionando em marcha lenta. Mas, caso tenha uma marcha engatada, também pode estar presente como quando alguém desce uma ladeira sem acelerar com o pé no freio.
Além disso, essa marcha também não é controle de embreagem. Essa é uma técnica que você usa no carro manual para mover o veículo bem devagar, equilibrando o pedal da embreagem e o acelerador.
Para que serve?
A função da marcha lenta é manter o motor em operação sem necessidade de aceleração constante, garantindo economia de combustível quando o veículo está parado, redução do desgaste de componentes, evitando acelerações desnecessárias e o pronto acionamento da tração quando o motorista precisar se movimentar.
Como identificar irregularidades na marcha lenta?
Motoristas experientes sabem exatamente quando o carro está com algum problema, mas como diferenciar um barulho do outro? Somente com manutenções e revisões programadas, mas alguns sinais comuns indicam que a marcha lenta pode estar desregulada:
- Vibração excessiva no volante ou no banco, diferente de quando há algum problema no sistema de suspensão;
- Oscilação de rotação (RPM sobe e desce sem motivo aparente);
- Quase desligar ou efetivamente desligar quando parado (carro morrendo com muita frequência);
- Ruídos incomuns ou falhas no funcionamento suave do motor.
Esses problemas podem ser causados por diversos fatores, incluindo o uso excessivo de marcha lenta, mas existe uma série de causas que o mecânico pode encontrar ao abrir o capô do veículo, incluindo alguns descritos no site W-Tech Brasil, como, por exemplo. Acúmulo de sujeira no corpo de borboleta ou válvula de marcha lenta, prejudicando a passagem de ar.
Além de:
- Velas gastas ou defeituosas comprometendo a queima de combustível;
- Bicos injetores sujos causando mistura ar-combustível desequilibrada;
- Sensores automotivos defeituosos enviando dados incorretos à central eletrônica;
- Problemas no sistema de combustível;
- Falhas elétricas em bobinas ou cabos de vela;
- Entre outros.
A marcha lenta irregular é um sintoma que não deve ser ignorado, pois, além de comprometer o conforto na condução, pode ser sinal de falhas que levam a um aumento no consumo de combustível, maior emissão de poluentes e até danos ao motor.
Por isso, ao perceber os sinais, procure um mecânico de confiança, relate todos os problemas e, em caso de troca de peças do sistema de ignição ou elétrico, exija peças Olimpic, uma marca de qualidade com quase 70 anos de Brasil.
Conheça o catálogo Olimpic e garanta o melhor para seu veículo! Com mais de 600 opções, temos a peça certa para seu veículo.