Umidade e sistema de ignição: uma combinação perigosa

A umidade pode ser um perigo silencioso para carros, pois à presença de água ou excesso de partículas de água no ar pode comprometer seriamente o desempenho do motor. E esse perigo ainda é pior em dias de chuva, áreas litorâneas ou quando o veículo atravessa poça ou é armazenado em garagens mal ventiladas.

Ao contrário que diz o senso comum sobre esses problemas acontecerem somente em veículos antigos, a umidade também afeta carros novos devido a componentes elétricos. E nos dois casos, é possível evitar e prolongar a vida útil das partes afetadas.

Como a umidade afeta o sistema de ignição?

Eletricidade e água não é uma boa mistura e todos sabemos que pode significar perigo. 

O sistema de ignição depende da geração e distribuição de faíscas elétricas de alta tensão para as velas e qualquer interferência nesse processo compromete a combustão e, consequentemente, o funcionamento do motor, ocasionando em uma parada total.

Segundo o site Dubizzle, elevados níveis de umidade podem acelerar processos de corrosão em componentes metálicos, conectores e peças elétricas que podem interromper o fluxo de corrente elétrica. Em veículos novos, podem ser fatais para componentes críticos como a unidade de controle do motor (ECU)

Além de enferrujar os circuitos, a umidade no sistema eletrônico do carro pode causar mal-funcionamento em sistemas de travas, airbags, controle do ar-condicionado e até mesmo danificar o corpo do veículo. Já em carros antigos, com distribuidor, platinado e cabos expostos, esse problema ainda é recorrente e exige mais atenção. 

Em um sistema de ignição tradicional, a umidade pode atingir:

  • Tampa do distribuidor: As pequenas rachaduras ou sujeiras acumuladas criam caminho para a corrente elétrica escapar quando há presença de água;
  • Cabos de vela: Quando em contato com a umidade, perdem isolamento e permitem fuga de energia;
  • Velas de ignição: Elas podem acumular resíduos e falhar ao gerar faísca sob condições de umidade excessiva;
  • Conectores e terminais: Sofrem oxidação, o que aumenta a resistência elétrica e dificulta a condução da corrente.

Principais sintomas da falha por umidade e como evitar

Os sintomas da umidade no sistema de ignição não são sentidos imediatamente, por isso é importante priorizar as revisões e manutenções programadas e, além disso, eles podem ser semelhantes a outros problemas em peças do sistema de ignição. Os principais sinais são:

  • Dificuldade ou demora na partida;
  • Engasgos e falhas durante a aceleração;
  • Perda de potência em subidas ou ultrapassagens;
  • Motor funcionando de forma irregular em marcha lenta;
  • Em casos extremos, o carro não liga.

Como prevenir?

O contato com a umidade pode parecer inevitável, porém, segundo o site Jim Taylor Automotive, além da manutenção regular, existem outros cuidados para proteger o sistema de ignição:

  1. Estacione em garagem protegida ou área com sombra, evitando luz solar direta, chuva e outros fatores ambientais;
  2. Utilize o ar-condicionado para que o ar circule e reduzir a umidade;
  3. Se o carro ficar parado por muito tempo, considere uma capa;
  4. Fique atento à vedação, peças ressecadas evitam a infiltração de partículas de água;
  5. Escolha peças Olimpic, fabricadas com qualidade, no Brasil e desenvolvidas com tecnologia de ponta.

A combinação de umidade e sistema de ignição é perigosa e prejudicial ao motor e à formação da centelha que faz o carro funcionar. Para evitar problemas, a manutenção preventiva e peças Olimpic é a combinação que protege veículos há quase 70 anos no Brasil. 

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