Interruptor de pressão da direção hidráulica: Como encontrar e resolver problemas?

O Brasil em 1967 passou por uma grande mudança em veículos: a direção hidráulica chegou com o Ford Galaxie e era item de luxo e depois de algumas décadas se tornou padrão. E, com a tecnologia, surgiram novas peças como o interruptor de pressão da direção hidráulica.

A direção hidráulica é um sistema que permite maior conforto ao motorista no momento de dirigir, tornando manobras mais fáceis e funciona com uma bomba, acionada pelo motor, responsável pela pressurização do óleo, levando-o para o pistão na caixa de direção. E, para a manutenção é importante ficar atento aos sinais que o carro dá.

Para entender o funcionamento e como identificar problemas, um dos componentes essenciais é o interruptor de pressão da direção hidráulica, ou cebolinha. Contudo, ele também pode apresentar defeitos e acusar erroneamente a leitura. Por isso, é importante saber quando a cebolinha dá sinais de falhas. 

Continue a leitura e saiba como proteger a direção hidráulica do veículo!

O que é o interruptor de pressão da direção hidráulica?

O interruptor de pressão da direção hidráulica é um componente que detecta o aumento de pressão no sistema quando o volante realiza movimentos. Quando acontece esse movimento, um sinal é enviado para a ECU e então, caso haja alguma falha, é mostrado no painel do veículo. 

Ele funciona para evitar que o motor morra e compensar a marcha lenta, dessa forma, o motorista pode conduzir com maior conforto, sem a necessidade de troca de marcha em baixas velocidades.

Segundo o canal Tudo sobre Focus, é importante lembrar que, por mais que haja confusão nas nomenclaturas, essa peça não trabalha como um sensor do óleo de direção hidráulica. 

Explicando o funcionamento do interruptor de pressão da direção hidráulica

Dentro do interruptor, existe um pequeno componente chamado diafragma, quando ele está em repouso, uma mola o mantém em uma posição específica. Porém, quando está sob pressão ele empurra o diafragma contra a mola.

Ao ser empurrado, o diafragma fecha (ou abre, dependendo do modelo) um contato elétrico dentro da peça. O sinal gerado é enviado à ECU do veículo que ajusta a válvula de controle de marcha lenta e com isso, aumenta a aceleração do motor (50 a 150 RPM a mais), estabilizando o motor e impedindo que ele morra durante a manobra.

Porém, se o interruptor estiver com defeito, você notará sinais claros no comportamento do veículo:

Os problemas no interruptor de pressão da direção hidráulica

O interruptor pode falhar por diversos motivos, como desgaste natural ou partes soltas e deve ser trocado assim que diagnosticado o problema. Caso o veículo apresente:

Motor morrendo em manobras: Ao esterçar o volante para estacionar, a rotação cai drasticamente e o carro apaga;

  • Marcha lenta instável: Oscilações no ponteiro do conta-giros quando você movimenta o volante;
  • Vazamento de fluido: O interruptor pode rachar internamente, fazendo com que o óleo da direção saia pelo conector elétrico;
  • Luz da injeção acesa: Em carros modernos, o código de erro pode acionar a luz de advertência no painel.

O problema pode estar no interruptor, mas antes de trocar, faça o seguinte teste:

O teste elétrico consiste em deixar o motor ligado e o carro parado e pedir que alguém vire o volante. Use um multímetro para verificar se o interruptor está fechando o circuito quando a pressão sobe. Se não houver alteração no sinal, o sensor está morto.

Verificação de Vazamentos

Desconecte o plugue elétrico do sensor. Se houver óleo dentro do conector, a vedação interna do interruptor falhou. Isso pode causar curto-circuito e exige a substituição imediata.

Mas atenção, a retirada e a troca de peças devem ser realizadas apenas por um profissional que deve escolher um interruptor de qualidade: As peças Olimpic são produzidas com as melhores matérias-primas e alta tecnologia, que equipa automóveis no Brasil há 70 anos.

Entre no site da Olimpic e confira o catálogo de peças para sistemas de ignição e elétrica.