Carro usado: O que conferir no sistema de ignição antes da compra?

Comprar um carro é uma necessidade cada vez maior em famílias brasileiras pela facilidade de se locomover em grandes distâncias e também como uso para trabalho, como transportes de cargas e aplicativos, mas, nem sempre os veículos são novos, muitos deles são carros usados. 

Afinal, o valor de um veículo semi-novo ou usado é muito mais atrativo e, muitos estão em ótimas condições. O importante é sempre ficar atento aos detalhes para fazer um bom negócio e nunca realizar a compra sem uma revisão geral.

Alguns conselhos são bem difundidos, como verificar a lataria para conferir se não há batidas ou a quilometragem, além da documentação em dia. Mas, e no sistema de ignição? O que verificar? 

Quais os problemas mais simples que podem ser resolvidos com a troca de peças e quais são “sinal vermelho”? Continue a leitura e saiba como comprar seu carro usado!

 

Os cuidados ao comprar um carro usado

 

Comprar um carro usado é um investimento que requer cautela, e, no momento do diagnóstico, a verificação deve ir além do estado da pintura e quilometragem. Assim como em carros novos, os seminovos e usados também devem passar por um test-drive, para que você ou seu acompanhante possa conhecer o veículo. 

E mesmo que esse teste tenha sido proveitoso, todo profissional e proprietário devem saber que a verdadeira saúde do veículo se esconde sob o capô e os componentes do sistema de ignição são um reflexo do motor, revelando a história de manutenção e potenciais problemas ocultos.

Durante o trajeto, fique atento a:

  • O tempo que o motor leva para ligar, se demora a pegar, exige insistência ou aceleradas;
  • Se há oscilações ou vibrações na marcha lenta;
  • A resposta ao pisar no acelerador. O carro não deve engasgar;
  • Se a luz de injeção permanece acesa após a partida ou acende durante a aceleração.

 

Esses sinais podem ser falhas simples, sanadas com troca de peça, porém, somente um mecânico pode diagnosticar.

O que verificar nos cabos de ignição (de vela)

Os cabos são responsáveis por transferir a alta voltagem da bobina para as velas, para não haver fuga da corrente, o isolamento deve estar intacto. Verifique no carro usado rachaduras, cortes, marcas de queimadura e ressecamento. 

Para confirmar, faça um teste no escuro: ligue o motor em ambiente com pouca luz, se houver faíscas azuis ou estalos ao longo dos cabos, eles podem ser trocados. Felizmente, esse é um problema que pode ser resolvido facilmente, porém desvaloriza o veículo. 

Bobinas de Ignição

A bobina transforma os 12V da bateria na alta voltagem necessária para a faísca, por isso a falha da bobina é uma das causas mais comuns de falhas de ignição em carros modernos e pode fazer com que o veículo não funcione. Uma inspeção rápida nas bobinas consiste em olhar trincas, fissuras, inchaço e o estado dos fios.

Velas de ignição

Conforme o site Terra, as velas de ignição são um indicativo da saúde do motor e pode mostrar que o veículo precisa mais que uma troca 

Quando há carbonização, com fuligem seca e preta, indica que há queima de combustível acima do esperado, além de ignição atrasada e dificuldade de partida a frio. Pode ser causado por filtro de ar sujo, injeção desregulada ou uso prolongado em baixa rotação.

Contudo, o mais grave é a carbonização oleosa, preta e úmida, pois significa que há queima de lubrificante na câmara de combustão, ou seja, um desgaste severo em componentes internos como guias de válvulas e anéis de pistão.

Com isso, pode indicar a necessidade de retífica do motor, um processo que pode custar de R$2 mil até R$7 mil reais, dependendo do dano causado.

Os eletrodos fundidos ou esbranquiçados podem danificar o motor permanentemente, devido ao superaquecimento. Quando as velas trabalham em temperaturas muito altas, pode levar à pré-ignição e à detonação, com danos permanentes ao motor.

Os resíduos amarelos ou avermelhados indicam combustível de má qualidade, ou adulterado, já quando estão arredondados e desgastados significa que estão na hora de trocar, afinal, elas causam falhas de ignição, aumento de combustível, marcha lenta irregular e perda de potência.

Se, ao verificar as velas, foi possível encontrar uma evidência física desses problemas nas peças e caso não haja histórico de revisão do motor, fique atento, pois pode indicar gastos futuros e inesperados.

No momento da compra de um carro usado, fique alerta! A paciência é importante para que você faça um bom negócio e não tenha gastos futuros inesperados.

Ao identificar qualquer sinal, solicite ao vendedor uma revisão e se você mesmo decidir pela troca, a consulte um mecânico de sua confiança e indique a qualidade das peças Olimpic

Consulte nosso catálogo e substitua as peças!