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Dica Técnica – Bobinas de Ignição Cilíndricas Olimpic

Os novos sistemas de alimentação dos motores modernos, já incorporaram a ignição e alimentação de combustível em um só sistema.

Até chegarmos a esse estágio, tivemos, por muitos anos, veículos equipados com o sistema de ignição convencional, composto por: platinado e condensador.

Esclareceremos alguns pontos que sempre geraram dúvidas.

SISTEMA DE IGNIÇÃO (COM PLATINADO)

Em um motor com sistema de ignição convencional, as velas necessitam de uma tensão (voltagem) entre 8.000 a 15.000 volts, para ser produzida a faísca. Essa tensão depende de vários fatores:

  • Desgaste das velas;
  • Resistência dos cabos de ignição;
  • Resistência do rotor;
  • Ponto de ignição;
  • Compressão dos cilindros;
  • Temperatura;

Existe uma dúvida no que diz respeito a tensão gerada pela bobina de ignição.

Muitos pensam que quanto mais potente for a bobina, maior será a faísca.

Na realidade não é a bobina que manda a energia que ela quer e sim o sistema de ignição que solicita (necessita). Essa solicitação de energia depende dos itens mencionados acima.

O SISTEMA DE IGNIÇÃO É COMPOSTO POR:

  • Bateria
  • Chave de ignição
  • Bobina
  • Distribuidor
  • Cabos de ignição
  • Velas de ignição

 

E cada um desses componentes possuí uma função primordial dentro do sistema.