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Dica Técnica – Bobinas de Ignição Cilíndricas Olimpic
Os novos sistemas de alimentação dos motores modernos, já incorporaram a ignição e alimentação de combustível em um só sistema.
Até chegarmos a esse estágio, tivemos, por muitos anos, veículos equipados com o sistema de ignição convencional, composto por: platinado e condensador.
Esclareceremos alguns pontos que sempre geraram dúvidas.
SISTEMA DE IGNIÇÃO (COM PLATINADO)
Em um motor com sistema de ignição convencional, as velas necessitam de uma tensão (voltagem) entre 8.000 a 15.000 volts, para ser produzida a faísca. Essa tensão depende de vários fatores:
- Desgaste das velas;
- Resistência dos cabos de ignição;
- Resistência do rotor;
- Ponto de ignição;
- Compressão dos cilindros;
- Temperatura;
Existe uma dúvida no que diz respeito a tensão gerada pela bobina de ignição.
Muitos pensam que quanto mais potente for a bobina, maior será a faísca.
Na realidade não é a bobina que manda a energia que ela quer e sim o sistema de ignição que solicita (necessita). Essa solicitação de energia depende dos itens mencionados acima.
O SISTEMA DE IGNIÇÃO É COMPOSTO POR:
- Bateria
- Chave de ignição
- Bobina
- Distribuidor
- Cabos de ignição
- Velas de ignição
E cada um desses componentes possuí uma função primordial dentro do sistema.