Como identificar fuga de corrente nos cabos de ignição

Os cabos de ignição são condutores de corrente elétrica de alta tensão da bobina para as velas de ignição e contribuem para a formação da centelha que liga o carro. Contudo, produtos de baixa qualidade ou velhos podem sofrer danos e ocasionar fuga da corrente.

A fuga de corrente elétrica nos cabos de ignição é um problema relativamente comum, mas deve ser corrigido assim que detectado o problema, afinal, pode afetar o desempenho do motor, paradas e em casos extremos, acidentes de trânsito. 

Ela ocorre geralmente quando a alta tensão gerada pela bobina não chega até às velas de ignição, resultando em uma faísca fraca ou ausente e, consequentemente, em perda de potência, aumento de combustível ou falhas de ignição.

Saber identificar a fuga na corrente dos cabos de ignição pode evitar diversos outros desdobramentos, por isso, continue a leitura e informe-se sobre a importância de entender os sinais que seu carro dá!

Reconhecendo fuga de corrente nos cabos

Segundo o site Minuto Seguro, os cabos de ignição, também conhecidos como cabos de vela podem apresentar ressecamentos, comum em peças que já estão no carro há muito tempo, isso faz com que eles ressequem e abram.

As rachaduras e buracos também podem ocorrer por meios físicos, expondo os fios e permitindo a entrada de umidade, um inimigo do sistema de ignição e, por fim, o problema pode ser apenas mau contato.

O teste para reconhecer a fuga da corrente deve ser conduzido apenas por um profissional, mas antes é importante reconhecer os sintomas de falhas:

  • Motor engasgando: Fique atento em acelerações ou quando o veículo opera com muita carga;
  • Perda de potência;
  • Aumento do consumo de combustível;
  • Dificuldade na partida;
  • Em carros modernos, a luz de injeção acesa.

 

Esses sintomas são comuns a outros problemas no sistema de ignição, como falha nas bobinas, ou em rotores do distribuidor, por isso, não é recomendado comprar peças e trocá-las por conta própria!

 

Testes em cabos de vela

Para verificar se os cabos de ignição estão com fuga de corrente, podem ser conduzidos diversos testes, contudo, somente devem ser feitos por mecânicos, dessa forma é possível avaliar sem erros qual o problema.

 

Métodos de teste e identificação da fuga da corrente

O canal do YouTube Doido Por Carros, conduz um teste simples, porém exige conhecimento de polospólos negativos e positivos. Com o fio ligado ao polopólo negativo e o carro ligado, ele consegue ver na prática se há fuga de corrente nos cabos de vela. 

Se você não quer se arriscar e mexer com fios, existe também outra maneira de ver a eletricidade: Em uma área escura, abra o capô e deixe o veículo funcionar em marcha lenta, também será possível ver pequenas faíscas azuis ou roxas saindo dos cabos para partes metálicas. 

Com a ajuda de um multímetro é possível verificar a integridade do cabo e não necessariamente a fuga. Porém, é de extrema importância conferir se é o momento de troca da peça.

Esse teste é feito com o carro desligado, pois os cabos de ignição devem ser retirados. Conecte as pontas de prova do multímetro nas extremidades metálicas do cabo, mas antes verifique qual é o valor máximo de resistência da peça no manual, que pode variar entre 5.000 e 15.000 Ohms por pé.

Caso o número esteja bem acima do indicado ou indique circuito aberto, indica que há danos internos, rachaduras ou buracos e, consequentemente, fuga de corrente. 

Quando há um grande dano nos cabos, uma inspeção visual pode indicar cortes, abrasões ou rachaduras na capa isolante da borracha, principalmente nas extremidades ou onde o cabo encosta em outras superfícies. Para uma inspeção visual completa também verifique se há pontos de derretimento nos cabos. 

 

É possível evitar fuga de corrente nos cabos de ignição?

Conforme já dito, as peças de carro envelhecem naturalmente com o passar do tempo, mas é possível prolongar o tempo entre trocas, com cuidados e uso de peças de boa qualidade com o isolamento adequado. Lembre-se que cabos de ignição não podem ser reparados, eles devem ser trocados quando há defeitos, independente da extensão do problema.

Os cabos de ignição Olimpic são produzidos com matérias-primas selecionadas e desenvolvidos a partir da necessidade de veículos que rodam nas estradas brasileiras. Confira nosso catálogo e busque um representante Olimpic para abastecer seu ponto de venda com as peças que estão na estrada há quase 70 anos!