Uma luz vermelha acesa no painel assusta qualquer motorista, independente do tempo de experiência nas estradas, mas, nem sempre indicam uma falha crítica. Em alguns casos, como quando a luz de óleo fica acesa, o problema pode estar no interruptor de pressão de óleo.
Contudo, mesmo que não seja algo tão grave, ao acender qualquer luz vermelha no painel, é importante parar o veículo e chamar o reboque para encaminhar o veículo para uma oficina, somente um profissional pode diagnosticar o defeito e fazer consertos.
Essa peça é um dos componentes mais importantes do sistema de lubrificação do motor, pois monitora a pressão do óleo e envia essa informação ao painel, geralmente por meio da luz indicadora de óleo.
Quando ele falha, pode ocasionar leituras incorretas e, em casos mais graves, ocultar problemas reais de lubrificação que comprometem o motor.
Mas, quando é hora de trocar? Continue a leitura e saiba quais os principais sinais que o carro manda quando é o momento para substituir o interruptor de pressão de óleo.
5 sinais que indicam o momento de troca do interruptor de pressão de óleo
O óleo lubrificante, segundo o site da Valvoline, tem como função minimizar o atrito entre as peças metálicas do motor, evitar o superaquecimento e manter o funcionamento uniforme das peças que compõem essa peça, além de interferir no desempenho do veículo. Devido a sua importância, é importante monitorar e evitar que ele vaze ou aqueça a níveis extremos.
Para isso, foi criado o interruptor de pressão de óleo, que envia a situação para o painel do veículo, porém que pode falhar.
1. Luz de óleo acende sem motivo aparente
Caso o óleo tenha sido trocado recentemente ou não haja vazamento, mas a luz acende, é sinal que há alguma falha interna no interruptor, mesmo quando o nível e a pressão do óleo estão normais.
Pode indicar desgaste dos contatos elétricos, curto-circuito ou acúmulo de sujeira e borra na área do conector.
2. Vazamentos de óleo próximos ao sensor
Interruptores de óleos podem trincar ou perder sua vedação com o tempo, é um processo natural de peças, porém se não trocado, pode causar vazamento de óleo pelo conector ou rosca.
Além de sujar o motor e causar mau contato no conector, o vazamento contínuo pode diminuir o nível de óleo e afetar a lubrificação do motor, acendendo consequentemente a luz do painel.
Neste caso, é possível perceber os sinais, como respingos de óleo no sensor, conector úmido ou com óleo e queda gradual no nível de óleo sem vazamentos aparentes em outros pontos.
3. Luz de óleo piscando ou com falhas intermitentes
A luz de óleo no painel pode piscar em pisca em determinadas rotações ou em curvas, o problema pode estar na instabilidade do sinal elétrico do interruptor, ou seja, há mau contato interno, oxidação nos terminais, falha intermitente da parte sensível à pressão ou montagem incorreta da peça.
Um mecânico pode ser utilizado para medir a continuidade do circuito enquanto o motor está em funcionamento. Se houver interrupções no sinal com variações mínimas de pressão, o interruptor de pressão de óleo deve ser substituído.
4. Leitura incorreta da pressão em veículos com painel digital
Os veículos mais novos com painéis digitais, o interruptor de pressão de óleo pode trabalhar em conjunto com sensores analógicos que enviam valores graduais de pressão ao módulo eletrônico. Com isso pode ocorrer falha eletrônica e imprecisão na leitura de pressão, com valores baixos ou altos sem a correspondência real.
5. Motor com ruído metálico e luz de óleo acesa
Quando o motor emite barulho e a luz do óleo acende ao mesmo tempo, é um cenário crítico que exige medidas imediatas. As batidas metálicas são sinais de falta de pressão de óleo, ou seja, o problema pode ser real, e não apenas no interruptor.
Antes de trocar o sensor, confirme a pressão real do óleo, se estiver abaixo do mínimo recomendado, interrompa o funcionamento do motor imediatamente e encaminhe-se a um mecânico. Não troque peças sozinho, além de ser perigoso, nesse caso, trocar o interruptor sem resolver a causa pode mascarar uma falha grave, como desgaste da bomba de óleo ou entupimento.
O interruptor de pressão de óleo é uma peça pequena, de baixo custo, mas essencial para a proteção do motor. Ignorar falhas pode levar a diagnósticos errados e danos severos ao veículo, assim como peças de baixa qualidade ou recondicionadas.
Para garantir um bom funcionamento do interruptor de óleo é importante sempre manter a revisão em dia e utilizar peças para sistema de ignição e elétrica Olimpic, uma empresa nacional que desenvolve soluções há quase 70 anos e entende a necessidade de motoristas brasileiros.
No site da Olimpic você acessa nosso catálogo com mais de 600 peças.