Motor fundido: É possível salvar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

M

otor fundido é um dos pesadelos de qualquer motorista, afinal, comprar outro motor ou tentar recuperar demanda tempo e muito dinheiro. Porém, se esse equipamento chegou a fundir, tenha certeza que o carro deu sinais que não foram percebidos.

A principal causa de um motor fundido é a falta de manutenção preventiva. E nem sempre isso significa uma revisão completa, mas verificações simples, como líquido de arrefecimento ou nível do óleo. 

Além disso, a luz de painel de injeção acesa ou do sistema de lubrificação também são sinais importantes de que seu veículo precisa de uma visita urgente ao mecânico, já que o motor é feito para suportar altas temperaturas e condições adversas. 

Por isso, um motor fundido pode significar negligência!

Motor fundido: Como acontece?

Quando um motor funde, significa que alguns componentes internos atingiram a temperatura de fusão, aproximadamente 1500 °C. Segundo o site Notícias Automotivas, nessa temperatura algumas peças começam a derreter e se tornar uma, ou seja, se fundem.

E, conforme já falamos na introdução, isso ocorre devido a problemas como superaquecimento, falta de lubrificação adequada ou desgaste excessivo. Além da luz do painel acesa, os principais sinais de um motor fundido incluem:

Fumaça colorida

A fumaça que sai do escapamento do veículo não deve ter cor, então, caso seu veículo solte fumaça branca, é um sinal que o fluido de arrefecimento vazou para os cilindros, indicando falha no motor. 

Já a fumaça preta pode indicar defeitos nos sensores e falhas na injeção de combustível. A mais diferente é a fumaça azul, que é um sinal de desgaste de anéis do pistão e falta de vedação de válvulas.

Ruídos leves

Ruídos indicam que pequenos atritos entre as peças já estão comprometendo o motor. Se não for resolvido logo, o barulho se intensificará. Mas atenção, ruídos podem indicar muitos outros problemas, como peças soltas, quebradas ou falhas na suspensão. O importante é ir rapidamente ao mecânico. 

Dificuldades em dar a partida

Automóveis com motor fundido têm dificuldades em ligar, mas assim como os ruídos e vibrações, pode ser sintoma de vários outros problemas no sistema de ignição.

Em qualquer caso, evite insistir na partida, pois isso pode agravar a situação e acione o guincho para levá-lo a um mecânico. 

Superaquecimento do motor

Se houver perigo de superaquecimento e fumaça saindo do motor, isso indica que ele está fundido. Além da fumaça, é possível sentir um cheiro de queimado e em alguns casos, fogo, o que pode ser extremamente perigoso:

Siga esses cuidados e proteja-se:

  • Estacione e desligue o carro imediatamente: Pare o veículo em um local seguro e desligue o motor e toda a parte elétrica, incluindo faróis, lâmpadas e rádio;
  • Evacue o veículo: Saia do carro com segurança e afaste-se dele;
  • Não abra o capô de uma vez: Evite abrir o capô completamente, pois pode receber uma labareda de fogo no rosto;
  • Utilize o extintor: Se o fogo for pequeno, use o extintor para extinguir o incêndio. Caso contrário, afaste-se do local e chame os bombeiros.
É possível salvar um motor fundido?

Sim. É possível recuperar um motor fundido, porém, em alguns casos a reparação completa pode ser muito cara e, às vezes, inviável. Para definir se o motor pode ser salvo, ele deve ser avaliado.

Ao detectar falhas na ignição, não insista em ligar o carro. Consulte um mecânico de confiança para avaliar o dano e determinar a extensão dos danos e se a recuperação é possível.

Após a avaliação, compare se vale a pena o restauro: compare o custo da reparação com o valor do veículo. Se o carro for antigo ou tiver alta quilometragem, talvez não compense.

Se for possível realizar o recondicionamento, é uma opção temporária e mais barata que substituir o motor inteiro. Mesmo com as peças danificadas, algumas partes do motor podem estar frágeis e não funcionar em sua totalidade. Se o motor estiver irrecuperável, considere substituí-lo por um motor recondicionado ou usado em boas condições. 

E não se esqueça: respeite o tempo de manutenção do seu veículo, conheça os sinais de falha e utilize peças para sistema de ignição Olimpic, importantes para que seu veículo fique protegido por mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *