Como começar a restauração de um carro?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O processo de restauração de um carro pode ser muito prazeroso e também complexo, além de caro se não for feito com cautela e bastante planejamento. Por isso, para saber como iniciar nessa empreitada, tenha em mente seus objetivos. 

O que você deseja com a restauração? Obter a placa preta, ter um Hot Rod ou apenas tirar seu companheiro da garagem e voltar a passear com um modelo que fez parte da sua história?

São muitas as opções para restaurar um carro, então continue a leitura do artigo e tire suas dúvidas sobre a restauração de um carro.

Primeiros passos para a restauração de um carro

Se você é um apaixonado por carros, com certeza já pensou muitas vezes em restaurar um veículo e, ao assistir programas e ver exposições com carros que parecem ter saído da loja, mesmo depois de tanto tempo, esse instinto aflorou.

Mas, antes de recuperar qualquer modelo, comece com um checklist, dessa forma nenhum detalhe é perdido e você economiza tempo e dinheiro:

Defina o orçamento

Não existe um valor exato para restaurar o carro, mas como esse é um processo realizado por etapas, é possível colocar em uma planilha o valor que você pode dedicar a ele, seja mensalmente ou o valor cheio. 

Por exemplo, todo mês você vai separar 2 mil reais para a restauração. Coloque esse valor na planilha, deixe em uma conta poupança ou investimento de curto prazo para aproveitar os rendimentos, mas quer permita a movimentação quando precisar. 

Nesta planilha, coloque o valor aproximado do carro, peças, serviços e aprimoramentos que serão feitos. Sempre pesquise com pessoas que já fizeram a restauração de um carro e faça uma estimativa para não ter surpresas desagradáveis no processo.

Pesquise os modelos que mais interessam

Faça uma lista dos modelos que você mais gosta e então, pesquise os valores. Se seu orçamento não tem limite, comece separando os 10 favoritos e, aos poucos, chegue no TOP 3 e enfim, no escolhido.

Mas, se o orçamento tem limitações, a dica é eliminar os mais caros e depois selecionar os favoritos. 

Avaliação Inicial


Encontrar o carro dos sonhos pode ser um desafio e, atualmente, com as plataformas de venda online, essa tarefa exige cuidados:

  • Durante a negociação, solicite o número do documento do carro e verifique o histórico;
  • Desconfie de preços muito baratos e confira a reputação do vendedor;
  • Marque uma avaliação, de preferência com um mecânico de confiança e examine o estado do carro. Avalie a carroceria, motor, suspensão, elétrica e interior;
  • Determine se a restauração é viável e se o custo vale a pena.

Defina o Objetivo

Já comprou o carro? Então é hora de decidir o nível de restauração de um carro: originalidade completa ou personalização? 

Placa preta

Você quer receber a placa preta de colecionador? Então fique atento aos requisitos: Segundo o site Motor1, apenas carros com mais de 30 anos estão aptos para serem emplacados com ela. Além disso, ele precisa passar por diversas vistorias e ter no mínimo 80% de originalidade.

Começar a restauração de um carro para obter a placa preta é outro processo lento e complexo: Filie-se a um clube de automóveis antigos credenciado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Neste mesmo clube, um especialista avaliará seu carro em termos de mecânica, elétrica, visual externo e interior. Cada item mal conservado ou não original resulta na perda de pontos. Esses pontos são computados após a aferição do motor, suspensão, equipamentos, itens de tecnologia da época, carroceria e ruídos. Modelos modificados são avaliados de outra maneira, mas ainda precisam ter 80% de peças originais.

Se o veículo for aprovado, um Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL) será emitido, com validade de 5 anos. Depois, vá até o Detran do seu Estado para atualizar o documento da categoria “Passageiro” (PAS/Automóvel) para “Coleção” (COL/Automóvel). 

Ainda será necessário pagar a taxa de registro do novo CRV e a taxa de lacração da placa preta.

Hot Rod

Outra maneira de fazer a restauração de um carro é transformando-o em um Hot Rod: 

Hot rods são carros geralmente das décadas de 1910 a 1930, modificados para terem mais potência e velocidade. Essa tendência surgiu nos Estados Unidos no fim da década de 30 e geralmente o modelo preferido era o Ford Model T. 

Segundo o site Carango Legal, partes como para-choque, para-lamas, capotas, capô eram retirados para diminuir o peso, facilitando a aerodinâmica e aumento da velocidade, além do estilo. No Brasil, o movimento chegou mais tarde, nos anos 80.

Eles são caracterizados por cores vibrantes, pinturas com chamas feitas por aerografias, rodas largas na parte de trás, rebaixamento do chassi e motores V8 ou outros tipos de motores modificados para alta performance.

Começando a restauração de um carro

Finalmente é o momento de começar de fato a restauração de um carro, que não é recomendado ser realizado sozinho, sem supervisão de um profissional. Mesmo que o carro seja seu, esse é um trabalho de equipe!

Então com seu mecânico de confiança, comece o processo de desmontagem:

  • Desmonte o carro completamente;
  • Documente cada etapa e tire fotos ou filme. Muitos produtores de conteúdo na internet documentam esses passos para mostrar a seus seguidores, mas também para conseguirem reunir todas as peças novamente;
  • Separe por partes: luzes, estofamento, sistema de ignição, suspensão, etc. Identifique bem as caixas e deixe-as bem protegidas, longe de crianças ou animais;
  • Parafusos e peças pequenas devem ficar em saquinhos ou potes transparentes bem identificados.

Funilaria e Pintura

  • Corrija imperfeições na carroceria;
  • Pinte o carro com cores originais ou personalizadas. Lembre-se que para receber a placa preta, a tinta deve ser igual.

Elétrica e Tapeçaria

  • Refaça a parte elétrica utilizando peças e interruptores automotivos de confiança e garantia;
  • Restaure bancos, carpetes e forrações. Existem profissionais especializados em estofamento automotivo, sempre tenha um contato para que o resultado seja o melhor possível.

Parte mecânica

  • Confira todas as peças. As de borracha desgastam com maior facilidade, por isso, verifique as condições;
  • Revisão completa do motor, transmissão e suspensão;
  • O sistema de ignição deve estar equipado com peças novas com a qualidade Olimpic;
  • Substitua peças desgastadas. Em caso de restauração de um carro muito antigo, a melhor opção é realizar o descarte consciente das peças. Algumas podem ser recicladas e não prejudicam o meio ambiente.

Montagem do carro

Até chegar no processo de montagem do veículo restaurado, podem demorar alguns meses, mas esse é um dos últimos estágios:

  • Reinstale todas as peças de acordo com as imagens previamente captadas;
  • Ajuste e alinhe tudo corretamente.

Testes e Ajustes

Com o carro restaurado pronto, é hora de colocá-lo na rua e testar em diversas condições: subida, descida, terrenos diferentes e climas extremos, como chuva. 

Faça os ajustes finos, não se esqueça de guardar o veículo em uma garagem e fazer o seguro.  Bom passeio!

Para começar a restauração de um carro ou equipar seu novo, a Olimpic possui as melhores peças para o sistema de ignição. Conte conosco para estar sempre na pista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *