A compra da peça de reposição incorreta pode gerar prejuízos tanto para o bolso como para o veículo: tempo perdido, dinheiro desperdiçado e o equipamento parado. Além disso, caso a peça errada seja instalada, pode haver prejuízos na mecânica do veículo, por isso, entender o Cross Reference é muito importante.
Esse é código é a certeza que você está comprando e aplicando a peça correta, no modelo certo, garantindo uma vida longa ao veículo e evitando falhas graves.
O que é Cross Reference?
Se você já precisou comprar uma peça para um carro, com certeza percebeu que nos catálogos elas vêm acompanhadas de números que indicam a referência da peça original e, depois, o código da marca.
Segundo o site Markt Pilot, as referências cruzadas, ou Cross Reference, são códigos que vinculam um produto a outro e ajudam os usuários a encontrar itens equivalentes de marcas diferentes. Esse sistema é utilizado em vários setores, incluindo indústria, eletrônicos, suprimentos de saúde e autopeças.
Para autopeças, por exemplo, caso o mecânico necessite de interruptores ou sensores automotivos e tem o código de uma marca, o Cross Reference permite encontrar o código correspondente em outras marcas, com as mesmas especificações.

Por que o Cross Reference é tão importante?
As peças podem ser diferentes até mesmo entre veículos da mesma montadora e isso acontece devido às tecnologias de cada um, posicionamento e até mesmo o design de um carro pode interferir no tamanho ou forma da peça.
Além disso, elas podem ter diferenças mínimas que nem sempre são percebidas no olhar. Imagine escolher um interruptor automotivo parecido com o do seu carro entre tantas opções diferentes?
Mas, o tempo poupado é apenas uma das importâncias que o Cross Reference tem para o setor de aftermarket e profissionais da área:
- Evita erros na compra: Muitas peças são parecidas visualmente, mas têm dimensões, encaixes ou aplicações diferentes, conforme já falamos. O código ajuda a eliminar qualquer dúvida e a manter a garantia da peça ou veículo.
- Facilita a reposição rápida: Ao usar o código de referência correto, o vendedor ou o sistema localiza imediatamente a peça correta, reduzindo o tempo de espera.
- Garante compatibilidade: A Cross Reference leva em conta detalhes técnicos (tamanho, pressão, rosca, material) que muitas vezes não são óbvios apenas com a inspeção visual.
E como encontrar as referências cruzadas?
A Olimpic possui em seu catálogo a tabela de conversão para a consulta das referências cruzadas de suas peças e em cada item consta também o número referente à peça original e aplicações.
Dessa forma é possível que o comprador, mecânico, técnico ou operador consulte o código da peça original ou usada e evitar a compra da peça de sistema de ignição e elétrica só por foto ou descrição vaga.
A Cross Reference é mais do que um código, é um atalho para a eficiência para a aplicação correta de peças. Esse sistema conecta marcas, simplifica o processo de compra e reduz o risco de erro.
Na próxima vez que precisar de uma peça, consulte o catálogo, use o código certo e confie na qualidade Olimpic.