5 pontos para entender o que é Aftermarket Automotivo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O aftermarket automotivo é um dos mais importantes ramos automotivos da atualidade, pois é responsável por repor peças de veículos, sejam novos ou antigos, permitindo que a frota se mantenha em boas condições, promovendo a segurança e uma vida longa para todos os veículos.

Imagine se, a cada peça quebrada, o carro precisasse ser trocado por inteiro?

Por isso, cresce a cada dia mais o mercado de reposição de peças automotivas no Brasil e no mundo. E uma das grandes vantagens é que elas acompanham as evoluções tecnológicas, ou seja, muitas vezes as peças de reposição são otimizadas para cada tipo de veículo.

E, apesar de não ser nada novo, o aftermarket automotivo tem sido falado e discutido com muita frequência, levando pessoas a entenderem o que é e sua importância.

Uma discussão em ascensão: o impacto do mercado de reposição

No ano de 2022 aconteceu no Brasil o Seminário de Reposição Automotiva que contou com representantes de marcas e interessados no assunto do mundo todo, mas principalmente da América Latina.

Um dos pontos discutidos foi a permanência de motores a combustão e como a frota de carros elétricos deve crescer devagar, aumentando a necessidade de peças de reposição e a união de empresas do setor, principalmente no Brasil, o quarto maior mercado do mundo.

Com isso, surge a necessidade da aderência ao movimento “Right to repair”, que prevê a liberdade do consumidor em realizar a manutenção ou reparação com segurança de seus veículos no local que quiser, algo comum nos Estados Unidos e Europa.

No seminário, o presidente da ANDAP (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Rodrigo Carneiro, comentou: “Conseguimos, com resiliência, manter a frota circulando durante a pandemia, não interrompendo a circulação de ambulâncias, transporte coletivo, veículos da segurança pública e o escoamento da produção”.

Entenda melhor como o aftermarket automotivo é importante para a sociedade em geral:

Quais os principais benefícios do aftermarket automotivo?

Há alguns anos, para conseguir uma troca da peça do seu carro, era necessário que o mecânico a retirasse de outro veículo, que muitas vezes era fruto de desmanches ilegais. Com o mercado de peças de reposição, isso é algo que vem deixando de ser praticado, além de garantir peças novas e de qualidade.

Contudo, existem outras vantagens nesse mercado:

1. Continuidade de operação de veículos

Já falamos anteriormente, mas, pense mais uma vez… Imagine como seria se, toda vez que uma peça do seu carro falhar você ficasse dependente de aparecer um carro do qual pudesse ser retirado a peça?

Isso poderia durar muito tempo, e em certos casos, a falta de peças gerava roubos e furtos de peças, sendo um problema muito maior.

Com o aftermarket automotivo, o mecânico consegue, de forma legal, trocar sua peça por uma totalmente nova e com uma vida útil muito maior, garantindo que seu veículo possa rodar por muitos quilômetros.

“Conseguimos, com resiliência, manter a frota circulando durante a pandemia, não interrompendo a circulação de ambulâncias, transporte coletivo, veículos da segurança pública e o escoamento da produção”.

Rodrigo Carneiro - presidente da ANDAP
2. Encontrar peças para veículos antigos

Muitos proprietários de veículos antigos sonham em poder dirigir seus carros, porém, nem sempre era fácil encontrar peças. Afinal, com novas tecnologias, a mecânica dos veículos antigos caem em desuso. 

Contudo, empresas que produzem e distribuem peças de reposição também pensam nesse nicho de consumidores que cresce a cada dia que passa. E como já falamos, elas são otimizadas para eliminar menos poluentes no ar, durarem mais e preservar todo o seu veículo clássico!

3. Sustentabilidade

Hoje em dia é impossível não pensar em alternativas para preservar o meio-ambiente. Aquecimento global, produção de lixo e reciclagem são essenciais para garantir um maior tempo de vida no planeta Terra. 

E, o aftermarket automotivo é uma das soluções que podem auxiliar na preservação. Aproximadamente 80% de um carro pode ser reaproveitado, porém, quanto mais consumimos, mais dificuldade teremos em fazer a destinação correta, incluindo a compra de novos carros devido a sua obsolescência.

Isso pode gerar problemas como acúmulo e também abandono em terrenos vagos, o que nos leva à proliferação de doenças e pragas urbanas.

Com peças de reposição, o veículo durará mais tempo, pois não será impossível encontrar peças novas. 

4. Peças otimizadas pela tecnologia

As empresas de peças de reposição estão em constante desenvolvimento para entregar ao consumidor itens que otimizem o uso do veículo, com qualidade e custo menor.

Entre as soluções, estão peças compatíveis que incluem sistema eletrônico avançado, visando a economia de combustível e menor produção de gases poluentes. 

5. Mercado em crescimento

O aftermarket automotivo é um mercado imprescindível para consumidores, pois visa a continuidade de seus veículos com peças que podem ser ou não mais fabricadas pelo fabricante original. 

Quando ainda estão em produção, geralmente podem ter preços mais atrativos, afinal são fabricadas com a mesma qualidade e atestadas pelo mesmo órgão regulador. Ou seja, o consumidor paga um preço justo, pois não está embutido o valor da marca (principalmente montadoras estrangeiras), que é um dos fatores que encarece o produto final.

Há mais de 65 anos a Olimpic aposta no aftermarket automotivo para carros, ônibus e outros veículos de marcas, modelos e anos diferentes. Temos um amplo catálogo e produzimos peças 100% brasileiras, para dentro e fora do país. 

Conheça nossas soluções e torne-se um representante Olimpic!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *