Sistemas de ignição de veículos são complexos e possuem inúmeras peças que fazem com que eles se movimentam na velocidade correta, utilizando a quantidade certa de combustível. Entre as peças, podemos citar velas, cabos de ignição e o Sensor Hall.
Essa última peça é encontrada em veículos a combustão e é um circuito que mede um campo magnético e o converte em sinal elétrico, funcionando com base no Efeito Hall, descoberto por Edwin Hall em 1879,
Ele consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico (tensão Hall) em um condutor que está sob a ação de um campo magnético perpendicular à direção da corrente elétrica que passa por ele.
Leia mais sobre o Sensor Hall, seu funcionamento e do que é constituído.
Onde fica localizado o Sensor Hall?
O Sensor Hall pode ser instalado em diferentes locais, dependendo do modelo do veículo: na maioria, ele está localizado perto do volante do motor, próximo ao virabrequim, que converte o movimento linear em movimento rotativo.
Dessa forma, o Sensor Hall detecta a rotação do volante do motor ou de uma roda dentada associada a ele, permitindo que ele monitore as mudanças do campo magnético à medida que o motor gira. Com o resultado dessas variações, o sensor gera o sinal elétrico que controla a posição do virabrequim.
Para saber a localização exata do Sensor Hall em seu veículo, é possível encontrar a informação no manual do proprietário ou em documentos técnicos fornecidos pelo fabricante/montadora.
No sistema de ignição
No sistema de ignição, o Sensor Hall define o momento exato para gerar uma faísca nas velas, sincronizando com a posição dos pistões. Isso garante uma maior eficiência e economia de combustível.
O sensor Hall tem algumas vantagens sobre outros tipos de sensores, como o indutivo: Ele é mais preciso, mais resistente a interferências eletromagnéticas, mais durável e mais fácil de testar.
Peças do Sensor Hall
Conforme falamos, o Sensor Hall é um dispositivo que mede a intensidade de um campo magnético e converte em um sinal elétrico, usado em carros para diversas funções, como medir a velocidade do veículo, a rotação do motor, a posição da borboleta de aceleração, a fase do comando de válvulas e o momento da ignição.
Ele é composto por:
- Chip sensor Hall e processador do sinal de saída
- Ímã permanente
- Núcleos magnéticos
- Pás do rotor
- Caixa de plástico
- Terminais
Como verificar o funcionamento do Sensor Hall?
Existem várias maneiras de verificar se o Sensor Hall automotivo está funcionando e um dos mais simples é o seguinte: segundo o site Sensorse, removido o Sensor Hall, a alimentação pode ser fornecida pela bateria Krone (9 V). Já para medir a tensão de saída é melhor usar um multímetro digital compacto.
Se você alterar o fluxo magnético através do elemento sensor de um sensor Hall (por exemplo, a rotação do eixo do rotor ou apenas a sobreposição da placa metálica da folga) mudará e o sinal de saída do sensor que indicaria que está funcionando. O sinal de saída pode depender do modelo do sensor, mas geralmente está na faixa de 0,5-1,0 V.
Lembre-se que esse procedimento deve ser feito apenas por profissionais e as peças utilizadas em seu veículo devem ser de boa qualidade e fabricadas de acordo com normas nacionais e internacionais.
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