O que são cabos de ignição?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Já parou para pensar o que acontece com o seu carro quando você gira a chave na ignição? O processo para ligar o veículo acontece rápido, porém, envolve muitas peças, como, por exemplo, os cabos de ignição.

Eles fazem parte do sistema de ignição, que sofreu muitas modificações para que se tornasse mais eficaz e se adequasse às normas e necessidades dos motoristas, contudo, os cabos de ignição estão presentes e são importantes para que você consiga dirigir seu veículo. 

Continue a leitura e tire todas suas dúvidas sobre essa peça importante!

Do que são feitos os cabos de ignição?

Antes de conhecer mais sobre suas funções, é importante ressaltar que eles são peças complexas e com componentes responsáveis por uma formação de centelha eficiente:

Núcleo condutor: É o fio interno que conduz a corrente elétrica de alta tensão para a vela de ignição. Geralmente, é feito de cobre ou outro material condutor com baixa resistência elétrica.

Capa do fio: Para garantir a segurança e proteger o núcleo condutor, os cabos de ignição possuem uma capa isolante, feita de borracha ou silicone resistente ao calor, protegendo o fio interno contra danos e interferências externas.

Terminal da vela: Essa é a parte do cabo de ignição que se conecta diretamente à vela de ignição. Ele é projetado para fornecer uma conexão segura e precisa, garantindo que a corrente elétrica seja transmitida sem perdas.

Terminal da bobina de ignição: Do outro lado dos cabos de ignição, temos o terminal que se conecta à bobina de ignição. É projetado para transmitir a corrente elétrica de forma eficiente, garantindo um desempenho otimizado do sistema de ignição.

Revestimento externo: Para proteger os cabos de ignição contra desgaste mecânico, calor e umidade, eles possuem um revestimento externo. Esse revestimento é geralmente feito em silicone, que resiste às condições adversas do motor e do ambiente.

Segundo o site, O mecânico, para que um cabo seja eficiente e seguro, ele deve apresentar as seguintes características:

  1. Ter resistência a altas temperaturas;

  2. Suprimir ruídos;

  3. Ter maior rigidez elétrica;

  4. E ser resistente a produtos químicos, como combustível e óleo, que podem vazar.

O funcionamento dos cabos de ignição

Os cabos de ignição têm uma função fundamental no sistema de ignição do veículo. Sua principal tarefa é conduzir a corrente elétrica de alta tensão da bobina de ignição para as velas de ignição, sem que ocorra fuga ou falhas. Ou seja, são responsáveis por transmitir a energia necessária para a produção da centelha que dá origem ao processo de combustão da mistura ar-combustível no motor.

Por isso, sem cabos de ignição funcionando corretamente, pode ocorrer falhas de ignição, perda de potência, consumo excessivo de combustível, e outros problemas que afetam o desempenho do veículo, como, por exemplo, o carro não ligar ou “morrer” em algumas marchas.

Assim como as outras peças do seu veículo, os cabos de ignição estão sujeitos ao desgaste natural ao longo do tempo, devido à exposição ao calor do motor, umidade, movimentação constante do veículo e outros fatores que possam afetar seu funcionamento. Por isso, é recomendado realizar manutenções, verificar a integridade dos cabos e substituí-los quando necessário.

Como reconhecer falhas nos cabos de ignição?

Mesmo com cuidados, é comum que falhas aconteçam, porém, é possível reconhecer alguns sinais que o sistema de ignição está com defeitos e, principalmente com os cabos de ignição. Fique atento se:

  1. Você sentir dificuldade em dar partida no veículo;
  2. Se há perda de potência no motor;
  3. Se o motor falha ou “morre” em marcha lenta;
  4. Fique atento a estouros no escapamento;
  5. Se há aumento do consumo de combustível;
  6. Se ao acelerar você sentir “solavancos” no motor.
  7. Não se esqueça de conferir a quilometragem necessária para a troca dos cabos de ignição.

 

Além disso, é importante que você ou seu mecânico também saiba reconhecer falhas ou defeitos físicos nos cabos:

  1. Terminais oxidados;
  2. Ressecamento;
  3. Desgastes;
  4. Rachaduras;
  5. Encaixe mal feito.

Além de todo o cuidado que você deve ter com o seu carro, um dos fatores mais importantes é oferecer ao veículo peças de qualidade. A Olimpic, há mais de 65 anos produz peças com alta tecnologia para que você possa ter seu carro na estrada por muito mais tempo!

Visite nosso site e peça ao seu mecânico para usar somente Olimpic.