Volkswagen Brasil: 70 anos de história

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ecentemente, a Volkswagen Brasil comemorou seus 70 anos de uma maneira emocionante: com a ajuda da Inteligência Artificial trouxe a cantora Elis Regina de volta à vida em um encontro de gerações entre pessoas e veículos.

Afinal, desde a chegada dos carros no Brasil, os brasileiros vivem uma história de parceria com seus veículos, a ponto deles estarem presentes em muitos momentos importantes da nossa vida, sendo a Volkswagen uma das importantes montadoras mesmo desde antes da instalação da sua filial no país.

E tudo começou com uma pequena fábrica, poucos funcionários e algumas unidades do Fusca, um ícone das estradas brasileiras. Continue a leitura e conheça mais sobre a história da Volkswagen no Brasil.

O nascimento da Volkswagen

A VW, é uma das montadoras mais conhecidas no mundo, nasceu em 28 de maio de 1937 na Alemanha, com a ideia de ser um veículo para o grande público, seu nome em alemão significa ‘carro popular’ e a primeira tentativa foi o Fusca, que no alemão recebeu o nome de Käfer. A ideia do engenheiro alemão-judeu era criar um veículo que custasse o mesmo que uma moto, baixo centro de gravidade, chassi com tubo central e suspensões independentes. 

Apesar do sucesso, com a II Guerra Mundial, a fábrica foi bombardeada pelos Estados Unidos e foi entregue aos comandos do major britânico Ivan Hirst que fez do Fusca um veículo para uso militar: o exército britânico encomendou 20 mil unidades e em 1946, eram produzidos mil carros por dia. 

Em 1948, a VW se tornou um símbolo da reconstrução alemã ocidental, sob a direção de Heinrich Nordhoff, ex-gerente da Opel, que deixou a fábrica em 1949, ano em que a VW se tornou uma estatal.

Nessa época, além do Fusca (Tipo 1), surgiram a Kombi (Tipo 2) nas versões furgão, passageiro e caminhoneta e Karmann Ghia, considerado até hoje, um dos veículos mais bonitos já produzidos no mundo. Mas, apesar dos novos modelos, o Fusca foi um sucesso, atingindo 1 milhão de vendas em 1954.

E essa fama se espalhou para o mundo todo: na década de 60 e 70, os Estados Unidos, publicidade e abertura de fábricas em outros países fizeram com que ele superasse as vendas do Ford Modelo T, detentor do recorde de mais vendido. Em 1973, eram 16 milhões de Fuscas vendidos no mundo todo.

Foi nessa época que a fábrica chegou ao Brasil.

A chegada da VW ao Brasil

O sucesso no exterior fez com que a Volkswagen olhasse para o Brasil como um pólo de fabricação nacional e para a América do Sul e em 1953, a montadora alemã pousou no Brasil, na capital paulista, bairro do Ipiranga, Rua do Manifesto.

Ainda sem produzir peças (o que aconteceu até 1957), a Volkswagen no Brasil montava seus Fuscas com apenas 12 funcionários e nos próximos 4 anos foram, aproximadamente 2.820 Fuscas e Kombis montados e vendidos, o que indicava um sucesso para a empresa que havia acabado de chegar.

Com a produção de peças, o primeiro modelo a ser montado com peças 50% nacionais, foi uma Kombi, também em 1957 e em 1959 sairia o primeiro Fusca, veículo escolhido para realizar a inauguração da fábrica e ter como passageiro, o presidente da república, Juscelino Kubitschek.

A bordo de um modelo de Fusca conversível, o presidente estava acompanhado de Carvalho Pinto, governador de São Paulo, Heinrich Nordhoff e Friedrich Schultz-Wenk, presidentes da Volkswagen Alemanha e Brasil, respectivamente. A imagem até hoje, é uma das mais marcantes da história da montadora no Brasil.

O sucesso da montadora fez com que o primeiro milhão de veículos produzidos em julho de 1970 e o Fusca atingiu a meta de um milhão de vendas em solo brasileiro em 1972. Nesse mesmo ano, o SP1 e o SP2 chegaram ao público e revolucionaram o mercado com seu design esportivo, detalhes em couro, instrumentos integrados ao painel, itens que fazem dos modelos um dos mais bonitos da VW.

No ano seguinte, a montadora lança um clássico das estradas brasileiras: a Brasília. 100% nacional, o veículo era espaçoso, com ampla área envidraçada e foi a primeira experiência brasileira com um conceito hatchback.  Mas foi a partir de 1974 que a VW marcou a indústria automobilística com inovações tecnológicas que ditaram regras:

O Passat foi o responsável por apresentar o motor frontal refrigerado a água e suspensão com molas helicoidais, já em 1980, o Gol geração I marcou o início de uma fase de expansão e maior sucesso de vendas, liderando oo mercado nacional por 27 anos consecutivos. Seu sucessor, o Gol GTI trouxe a injeção eletrônica em carros nacionais e mudou os sistemas de ignição para algo mais moderno e com menos falhas.

Os anos 80 foram marcados por grandes lançamentos: Voyage em 1981, Parati e Saveiro em 1982, Santana em 1984 e Quantum em 1985.

A família Santana, além de ser uma linha de luxo, também foi responsável por ser o primeiro carro nacional com freios ABS (em sua segunda geração) e em 1992 trazia os catalisadores em motor a álcool ou gasolina. De acordo com o site VWnews, essa característica antecipou as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Já nos anos 2000, a VW trouxe ao mercado nacional a tecnologia Flex, que permite o abastecimento com álcool, gasolina ou a mistura dos dois e, mais uma vez, o Gol foi quem trouxe a novidade que mudou toda a indústria automobilística. 

Para inaugurar o início de mais uma década em solo brasileiro, a Volkswagen se modernizou e apresentou dois modelos elétricos, o ID.4 e ID.Buzz, firmando o compromisso de diminuir e zerar a emissão de CO2 no ambiente. 

O segundo modelo, ID.Buzz é conhecido como a nova Kombi, um modelo que saiu de linha em 18 de dezembro de 2013 por não se adequar à obrigatoriedade em ter airbag e Freios ABS: testes comprovaram que a Kombi não abrigava o airbag de maneira segura. Porém, para não deixar inúmeros colecionadores, apreciadores e motoristas da Kombi órfãos, foi lançado um modelo especial, com apenas 1200 unidades fabricadas e que fazia referência aos primeiros modelos.

Durante 70 anos no Brasil a VW marcou a história da indústria automobilística, de muitos brasileiros e da Olimpic: durante todos nossos anos de atividade, produzimos e distribuímos peças para veículos da montadora de todas as gerações e inúmeros modelos, fazendo com que carros continuem na pista por muitos e muitos anos.

Se você quer cair na estrada com seu Volks, confie em quem compartilha da mesma paixão por veículos e utilize peças Olimpic!

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