Carros de leilão: vale a pena investir?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Comprar um carro é uma decisão importante, seja ele novo, usado ou até mesmo os de leilões. Carros de leilão podem ser uma excelente oportunidade para quem busca economizar, mas é importante estar ciente dos prós e contras antes de embarcar nessa compra. 

Os carros de leilão são uma opção para quem quer trabalhar como motorista de aplicativo, para restauradores, colecionadores e até mesmo para o consumidor comum que precisa de um veículo para se deslocar diariamente.

Origens do carro de leilão

Os carros vendidos em leilões podem ter origens e condições variadas, por isso, é importante acompanhar alguns desses eventos antes de dar o seu lance. Segundo o site da Infomoney, existem três principais tipos de leilões:

De montadora: Nesse tipo, os carros ofertados são da própria frota, porém podem ter alguns defeitos, principalmente se forem mais antigos. Isso pode acontecer devido ao tempo de exposição; 

De recuperação financeira: São veículos apreendidos pelo Detran, Polícia Federal e outros órgãos e o leilão é organizado por alguma instituição bancária;

De seguradoras: São veículos recuperados de furto, roubo ou passaram por algum sinistro. Os veículos podem conter danos variados.

Essas são algumas formas de conseguir seu carro de leilão, em comum, eles podem ter defeitos pequenos ou grandes, visíveis ou invisíveis, o que deve ser considerado também no momento do lance. 

Mas, mesmo assim, há quem considere muita vantagem em obter um veículo usado que pode ser recuperado, mesmo que seja somente para coleção e exibição. 

Quais as maiores vantagens em comprar um carro de leilão?

Quem compra carros de leilão, provavelmente sabe dos prós e contras desse tipo de veículo. Mas, se sua intenção é entrar nesse meio e começar dar seus lances, você pode ter vantagens como:

Preço abaixo do mercado: Uma das maiores vantagens de comprar um carro em leilão é o preço. Muitas vezes, os veículos são vendidos por valores significativamente menores do que os praticados na tabela FIPE, segundo o site do Consórcio Remaza.

Variedade: Leilões oferecem uma ampla gama de veículos, desde carros populares até modelos de luxo, mais novos ou antigos, permitindo que você encontre exatamente o que procura.

Possibilidade de lucro: Comprar carros de leilão pode ser uma estratégia com alguma margem de lucro. Adquirir um veículo por um preço baixo, realizar os reparos necessários e vendê-lo por um valor acima, pode ser uma vantagem. Mas atenção, sempre deixe claro que o veículo é de leilão!

Desvantagens em comprar um carro de leilão

Mas, o carro de leilão também pode ter suas desvantagens, que devem ser colocadas na balança para você tomar uma decisão acertada.

Dificuldade na revenda: Comprar para revender é uma opção para quem se interessa por carros de leilão, mas mesmo com a restauração, eles podem ser mais difíceis de revender, especialmente se tiverem um histórico problemático.

Procedência: Um dos maiores riscos é a procedência do veículo, afinal, o carro de leilão pode ter histórico de acidentes com perdas consideráveis, problemas mecânicos ou até mesmo pendências legais que devem ser resolvidas pelo novo dono.

Reparos: Muitos veículos de leilão necessitam de reparos, o que pode aumentar o custo total da compra e não ser tão vantajoso como o projeto inicial que você tinha. Sempre avalie bem o estado do carro antes de dar um lance.

Como fazer um bom negócio em leilão de veículos?

Para não cair em um mau negócio, o site Sodré Santoro revela algumas dicas para fazer a melhor compra em um leilão:  

  1. Leia o edital com paciência: Todo leilão tem um edital com todos os detalhes de como funcionará o certame, como serão os lances, realizado o pagamento, etc. 
  2. Pesquise todos os detalhes antes: Informe-se sobre o histórico do veículo, documentação, pendências e todos os modelos que estarão à venda. 
  3. Inspeção detalhada: Sempre que possível, faça uma inspeção detalhada do carro antes de dar um lance, veja se tem remendos na lataria, pinturas, situação dos bancos e embaixo do capô.
  4. Calcule os custos: Considere todos os custos adicionais, como reparos, taxas, peças, revisão e regularização de documentos, para garantir que o investimento vale realmente a pena.

 

Investir em carros de leilão pode ser vantajoso, mas é importante que, assim como na compra de um carro novo ou usado, você esteja bem informado e preparado para lidar com riscos e valores extras.

Para que seu carro de leilão possa rodar, conte sempre com um mecânico de confiança, profissionais responsáveis e peças para sistemas de suspensão Olimpic. 

O catálogo Olimpic possui peças para carros novos e clássicos, com a qualidade que há mais de 65 anos é referência no Brasil! Confira as opções e boa sorte com seu carro de leilão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *