Carros clássicos e modernos possuem algumas diferenças que vão além do design e partes visíveis. Algumas peças como os condensadores não estão inclusos em veículos que saem de fábrica atualmente, porém ainda são bastante utilizados.
Principalmente em veículos com sistemas de ignição por platinado (muito comuns em carros antigos, motos clássicas e máquinas agrícolas), os condensadores têm um papel essencial: garantir uma faísca estável, limpa e forte.
E, quando surge algum problema, é importante que ele seja solucionado rapidamente para garantir o bom funcionamento. Continue a leitura e descubra como identificá-los e manter seu veículo funcionando.
Quais as funções dos condensadores?
Segundo o site Willys Overland, os condensadores são encontrados no sistema de ignição e servem para armazenar cargas elétricas durante a abertura do platinado, evitando a formação de faíscas nos contatos do platinado, o que reduziria a sua vida útil.
Essa peça faz parte dos sistemas de ignição convencionais, antes da popularização das ignições eletrônicas e seu funcionamento consiste em etapas que acontecem em menos de 1 segundo:
- Quando o platinado abre e fecha, ele cria um campo magnético na bobina de ignição, criando a centelha que gera a mistura ar e combustível.
- Sem o condensador, o platinado poderia sofrer com faíscas entre os contatos, acelerando sua degradação, oxidando e impedindo a formação da centelha.
- O condensador age como um absorvente da descarga extra, aumentando a vida útil das peças do sistema de ignição.
Contudo, assim como qualquer peça, os condensadores sofrem desgastes com o tempo, por isso, além da manutenção preventiva, é importante que o motorista ou proprietário saiba reconhecer os principais problemas.
Sintomas de problemas no condensador
O site Halford cita um dos principais sinais de falha nos condensadores, que fogem a outros de peças de ignição: um barulho de energia estática incomum no rádio. Caso você comece a ouvi-la, é importante que a peça seja trocada imediatamente.
Contudo, outros sinais são comuns ao sistema de ignição e, além de significar um problema em condensadores, é um alerta para levar o veículo ao mecânico.
- Falha de ignição do motor: Ciclos de combustão irregulares devido a uma faísca irregular
- Dificuldade de partida: Faísca fraca ou ausente, especialmente com o motor frio
- Carro morre abruptamente: Perda de potência durante o funcionamento
- Ausência da formação da centelha: Combustível não queimado inflamando no sistema de escapamento, causando estalos ou estrondos altos e irregularidades no motor.

Como testar os condensadores de ignição?
Os condensadores são peças que devem ser trocados apenas por profissionais qualificados, com ferramentas próprias para o manuseio do sistema de ignição.
Caso haja alguma dúvida, é possível abrir o distribuidor e verificar o estado do platinado. Se estiver queimando ou criando faíscas excessivas, o problema pode estar no condensador e, neste caso, o indicado é realizar a troca.
A maneira mais segura de evitar problemas nos condensadores é realizar a troca preventiva durante a manutenção. Muitos mecânicos preferem já substituir a peça sempre que trocam o platinado, afinal é um componente com ótimo custo-benefício e que garante maior longevidade ao veículo.
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