Principalmente em veículos com sistemas de ignição por platinado (muito comuns em carros antigos, motos clássicas e máquinas agrícolas), os condensadores têm um papel essencial: garantir uma faísca estável, limpa e forte.
E, quando surge algum problema, é importante que ele seja solucionado rapidamente para garantir o bom funcionamento. Continue a leitura e descubra como identificá-los e manter seu veículo funcionando.
Quais as funções dos condensadores?
Segundo o site Willys Overland, os condensadores são encontrados no sistema de ignição e servem para armazenar cargas elétricas durante a abertura do platinado, evitando a formação de faíscas nos contatos do platinado, o que reduziria a sua vida útil.
Essa peça faz parte dos sistemas de ignição convencionais, antes da popularização das ignições eletrônicas e seu funcionamento consiste em etapas que acontecem em menos de 1 segundo:
- Quando o platinado abre e fecha, ele cria um campo magnético na bobina de ignição, criando a centelha que gera a mistura ar e combustível.
- Sem o condensador, o platinado poderia sofrer com faíscas entre os contatos, acelerando sua degradação, oxidando e impedindo a formação da centelha.
- O condensador age como um absorvente da descarga extra, aumentando a vida útil das peças do sistema de ignição.
Contudo, assim como qualquer peça, os condensadores sofrem desgastes com o tempo, por isso, além da manutenção preventiva, é importante que o motorista ou proprietário saiba reconhecer os principais problemas.
Sintomas de problemas no condensador
O site Halford cita um dos principais sinais de falha nos condensadores, que fogem a outros de peças de ignição: um barulho de energia estática incomum no rádio. Caso você comece a ouvi-la, é importante que a peça seja trocada imediatamente.
Contudo, outros sinais são comuns ao sistema de ignição e, além de significar um problema em condensadores, é um alerta para levar o veículo ao mecânico.
- Falha de ignição do motor: Ciclos de combustão irregulares devido a uma faísca irregular
- Dificuldade de partida: Faísca fraca ou ausente, especialmente com o motor frio
- Carro morre abruptamente: Perda de potência durante o funcionamento
- Ausência da formação da centelha: Combustível não queimado inflamando no sistema de escapamento, causando estalos ou estrondos altos e irregularidades no motor.
Como testar os condensadores de ignição?
Os condensadores são peças que devem ser trocados apenas por profissionais qualificados, com ferramentas próprias para o manuseio do sistema de ignição.
Caso haja alguma dúvida, é possível abrir o distribuidor e verificar o estado do platinado. Se estiver queimando ou criando faíscas excessivas, o problema pode estar no condensador e, neste caso, o indicado é realizar a troca.
A maneira mais segura de evitar problemas nos condensadores é realizar a troca preventiva durante a manutenção. Muitos mecânicos preferem já substituir a peça sempre que trocam o platinado, afinal é um componente com ótimo custo-benefício e que garante maior longevidade ao veículo.
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