Consumo de combustível e bobina de ignição: qual a relação?

Ao pensar em aumento no consumo de combustível, muitos motoristas podem associar imediatamente a pneus descalibrados, filtros sujos, combustível adulterado e até mesmo o excesso de peso no porta-malas. 

Apesar de serem motivos comuns, o desperdício de combustível pode estar relacionado a um componente que influencia diretamente no rendimento do motor: a bobina de ignição. 

Mas, como a bobina de ignição afeta o consumo de combustível? E quais os sinais indicam falha e quando é hora de trocá-la? Continue a leitura e aprenda a entender seu veículo!

O que é a bobina de ignição?

 

Em nosso artigo, Bobina de ignição: Do que é feita e como funciona?, explicamos que a bobina de ignição é responsável por transformar a corrente elétrica da bateria (baixa tensão) em alta tensão, capaz de gerar a centelha que acende a mistura ar-combustível na câmara de combustão. Essa faísca faz o motor funcionar.

Mas afinal, como isso impacta o consumo?

A queima de combustível e o funcionamento da bobina


Devido a sua função, a bobina impacta diretamente no consumo de combustível, afinal uma queima eficiente promove menor consumo. Uma bobina em bom estado garante que a faísca nas velas seja constante, o que proporciona uma queima mais completa do combustível. Quando a combustão é eficiente, o motor aproveita melhor cada gota de combustível, gerando mais energia com menos desperdício.

Por outro lado, se a bobina estiver com baixa eficiência ou falhando, a faísca pode ser fraca, intermitente ou até inexistente em um, ou mais cilindros. Isso leva a uma queima incompleta do combustível, o que pode ocasionar vários outros problemas como:

  • Maior consumo;
  • Maior emissão de gases poluentes;
  • Perda de potência;
  • Marcha lenta irregular;

Efeito dominó no sistema de ignição

Todo o sistema de ignição é interligado, então quando uma peça não está em pleno funcionamento, afeta outras partes fundamentais para uma direção segura. Uma bobina de ignição comprometida pode sobrecarregar velas, cabos e até o módulo de ignição. 

Isso reduz a vida útil de outros componentes, além de prejudicar o desempenho geral do motor, exigindo mais combustível para gerar a mesma potência.

Sinais de que a bobina pode estar afetando o consumo de combustível

Sentiu que o combustível está acabando mais rápido? Entre vários motivos, um pode ser a bobina de ignição, por isso fique atento aos sintomas mais comuns:

  • Aumento repentino no consumo;
  • Motor falhando ou engasgando;
  • Dificuldade na partida;
  • Luz de injeção acesa;
  • Perda de potência em subidas e retomadas;

Se você perceber esses sinais, leve o veículo a um mecânico de confiança e não mexa nas bobinas por conta própria.

Manutenção preventiva: economia no longo prazo

A melhor maneira de evitar surpresas no consumo é investir em revisões periódicas e manutenções. Em revisões todos os sistemas são checados e o mecânico pode encontrar falhas em qualquer lugar e evitar além do alto consumo de combustível, falhas mais graves e prevenir até mesmo acidentes graves.

Além disso, sempre utilize combustíveis de qualidade, evitando abastecimentos adulterados, evite acelerações bruscas com o motor frio e sempre utilize bobinas e peças para sistema de ignição de qualidade. 

A Olimpic produz bobinas e peças para o sistema de ignição conforme as necessidades das estradas brasileiras, dessa forma, as peças possuem maior durabilidade, segurança e garantia. 

Confira o catálogo em nosso site e, no momento de troca, exija bobinas Olimpic.