Os meses de junho, dezembro e janeiro são marcados por férias e viagens que, em muitos casos, têm como destino às inúmeras praias brasileiras. Mar, maresia e areia são relaxantes e divertidos para nós, mas para veículos, a combinação é perigosa.
Quem mora perto da praia sabe como eletrodomésticos podem durar menos, a ocorrência de mofo e bolor é bem maior e até mesmo rachaduras em concreto ou revestimentos podem sofrer esses efeitos.
Mas, será que em pouco tempo a maresia e a areia podem danificar o veículo? A resposta é sim! E, por isso, é importante realizar revisões e limpezas antes e após voltar das tão sonhadas férias.
O que é a maresia?
O litoral é uma região naturalmente úmida devido ao mar. A maresia (ou ressalga) pode ser definida como uma névoa fina formada por água salgada do mar que é suspensa quando a onda quebra, seu maior problema é a mistura de água e sal. Somente a água é suficiente para oxidar partes metálicas, mas segundo a Revista Superinteressante, o sal age como um combustível para acelerar essa reação química, incluindo em veículos, que possuem inúmeras peças de metal.
Além disso, outros materiais como argila, sujeira e areia podem ser carregados pelo ar, criando uma crosta na superfície do veículo e para-brisas.
Como a areia é constituída?
O processo de formação da areia é algo muito lento, ou seja, aquela praia com areia fina e macia, algum dia já foi um ambiente repleto de pedras que sofreram ações do vento, água e humana.
E, por terem partículas leves e pequenas, a areia é levada pelo vento ou pelos usuários da praia para a força, ruas e outros locais, que podem chegar até os veículos. Sendo um material abrasivo, ela pode arranhar vidros, pinturas e peças internas, que podem entrar por baixo ou pela entrada de ar abaixo do capô.
Como a maresia e a areia afetam o sistema de ignição?
A maresia e a areia podem afetar o sistema de ignição dos veículos de várias maneiras, todas elas perigosas para o veículo, principalmente se não houver manutenção ou verificação visual constantemente.
A maresia, que é a umidade salina do ar próximo ao mar, corrói componentes elétricos, como conectores e fios, terminais da bateria e os contatos elétricos são especialmente vulneráveis à corrosão causada pela maresia, podendo causar curtos circuitos, falhas na partida e parada inesperada.
Para moradores de áreas litorâneas, é recomendado proteger o veículo com capas próprias para veículos e revestimentos anticorrosivos para componentes do sistema de ignição.
A areia pode entrar nos compartimentos do motor e afetar o sistema de ignição, podendo obstruir filtros de ar, causando perda de potência e aumento do consumo de combustível, além disso, a abrasão da areia também pode desgastar as superfícies de contato das velas de ignição e afetar o desempenho e outras peças que ficam expostas na parte de baixo do veículo.
Como evitar os efeitos da maresia e areia no veículo?
Assim como em toda viagem, um passeio na praia também requer uma manutenção preventiva, afinal, são muitos quilômetros a serem rodados e alguns deles em rodovias com grande fluxo de veículos leves, pesados e de carga.
Já na praia, sempre estacione o carro em local fechado ou com uma capa protetora, já que, em altas temperaturas a água evapora mais rápido, deixando somente a camada de sal e detritos.
Outra dica para motoristas é evitar dirigir em locais com areia, como na orla, para evitar a abrasão em peças. E jamais dirigir na areia, já que, além de ser um local de trânsito de pessoas, é muito provável que o carro ficará atolado.
Durante o período de viagem, caso note manchas na pintura, é possível retirá-las. Segundo o site Auto Esporte, as manchas podem ser retiradas com água doce (de torneira) ou uma cera especializada. E quando voltar da viagem, é importante realizar uma lavagem completa para retirar qualquer resquício de sal.
E, é claro que, na revisão de volta, em caso de substituição de peças do sistema de ignição, conte com as peças Olimpic, fabricadas no Brasil e desenvolvidas de acordo com as necessidades dos veículos e motoristas.
Utilize Olimpic e boas férias!