O que é e qual a função da Tampa do Distribuidor?

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O sistema de ignição de carros de motor a combustão são repletos de peças feitas de materiais isolantes, como a tampa do distribuidor. Ela é feita de baquelite ou borracha e cobre a parte superior do distribuidor. 

O distribuidor é uma das peças essenciais no sistema de ignição de motores de combustão, distribuindo a corrente elétrica de alta voltagem gerada pela bobina de ignição para as velas de ignição em uma sequência específica, permitindo que a mistura ar-combustível seja inflamada nos cilindros do motor no momento certo.

Trabalhando em conjunto com as bobinas de ignição, cabos, entre outros componentes, os distribuidores possuem algumas partes importantes.

Partes do distribuidor

As peças básicas de um distribuidor de ignição tradicional incluem:

Eixo do Distribuidor

O eixo do distribuidor é a parte central que gira quando o motor está em funcionamento. Ele está conectado ao virabrequim do motor e gira sincronizado aos ciclos do motor.

Rotor

O rotor é montado no eixo do distribuidor e giram na mesma frequência. Ele é responsável por transferir a corrente de alta voltagem da bobina para os terminais correspondentes nas velas de ignição.

Contatos Internos

Sob a tampa do distribuidor, existem contatos elétricos que se conectam ao rotor. Esses contatos conduzem a corrente elétrica da bobina para as velas de ignição.

Mola de Contato

Alguns distribuidores possuem uma mola de contato que pressiona o rotor contra os contatos internos, garantindo uma conexão elétrica sólida.

Avanço a Vácuo

Essa é uma peça que não está presente em todos os distribuidores. Os que possuem, têm um mecanismo de avanço a vácuo, que ajusta o tempo de ignição conforme as condições de carga e aceleração do motor.

Sensor de Posição do Distribuidor

Em sistemas de ignição a combustão mais modernos, um sensor de posição do distribuidor pode ser incorporado para fornecer informações ao sistema de controle do motor, permitindo um controle mais preciso da ignição, evitando falhas.

Tampa do distribuidor

A tampa do distribuidor é a cobertura que protege o rotor e os contatos elétricos. Ela geralmente é removível para permitir o acesso ao interior do distribuidor, contudo, fornece uma vedação poderosa para proteger os componentes internos do distribuidor, como o rotor e os contatos, contra a umidade, sujeira e outros contaminantes.

Com o tempo, ação de altas temperaturas, vibrações, atrito e sujeira, a tampa do distribuidor pode desgastar-se. Portanto, é importante verificar e substituir a tampa do distribuidor regularmente para garantir um funcionamento adequado do sistema de ignição e manter o motor em bom estado de funcionamento.

Lembramos que muitos veículos modernos utilizam sistemas de ignição sem distribuidor com ignição direta ou sistemas de ignição por bobina de ignição independente para cada vela. Esses sistemas eliminam a necessidade do distribuidor tradicional, mas os princípios básicos de condução da corrente elétrica para as velas de ignição ainda são aplicáveis.

A Olimpic produz tampas de distribuidor em epóxi e baquelite, dois materiais resistentes e peças compatíveis com inúmeros veículos e projetadas para garantir a potência exata ao motor. 

Confira em nosso catálogo e deixe seu comentário contando sobre qual peça Olimpic você quer ler em nosso blog.

3 Comments:
junho 12, 2024

e o carvãozinho que tem uma mola, qual a função dele, qual é o valor dele?

junho 14, 2024

Olá Luiz, como vai? Acreditamos que esteja falando do carvão da tampa do distribuidor, a função dele é transformar potência elétrica em potência mecânica para que o carro se movimente. Esse é um produto que hoje não temos em nosso portfólio.

Agradecemos o contato.

agosto 13, 2024

Fiat premio 88 1.5 Álcool (sevel) O eixo do meu distribuidor não esta girando. seria aconselhável eu retirar o carter para ver se acho algo errado (olhando de baixo) ou melhor desmontar de cima para baixo mesmo. (ja testei modulo, velas, cabos, bobina e o próprio distribuidor com rotor novo todos estão funcionando perfeitamente em outro carro)

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