Em 2025 a General Motors completará 100 anos de existência no setor automotivo brasileiro. Desde sua fundação em 1908 por William C. Durant, a GM tem sido um símbolo de inovação e crescimento, com modelos que marcaram a história e estiveram nas ruas e até mesmo nas telas de cinema.
No Brasil, a General Motors é um dos pilares da indústria automotiva, foi fundada em 1925 e rapidamente se transformou em uma das maiores fabricantes do país, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e social.
Continue a leitura e descubra como a General Motors mudou o país!
General Motors no Brasil: Um gigante do setor automotivo
A GM Brasil é a segunda maior subsidiária da montadora no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Sua história começou em 26 de janeiro de 1925, no qual ainda recebia peças estrangeiras e elas eram montadas no galpão do bairro Ipiranga em São Paulo, próximo à ferrovia Santos-Jundiaí.
Já em 1930, as peças também começaram a ser montadas no Brasil, em São Caetano do Sul (ainda em funcionamento), com o incentivo do governo para aumentar e fortalecer o setor, o presidente Juscelino Kubitschek inaugurou, em 1958, uma unidade em São José dos Campos.
Segundo o site Auto Papo, em um primeiro momento, a General Motors estava focada em montar caminhões e caminhonetes e, somente em 1968, começou a produzir carros de passeio, sendo o primeiro deles, o clássico Opala.
A década de 70 da GM no Brasil
Os anos 70 marcaram a história brasileira em todos os âmbitos: políticos, culturais e para a General Motors também foi um momento de transformação.
Essa década foi conhecida como a era de ouro da GM Brasil e muitos lançamentos se tornaram clássicos eternos, ocupando garagens e clubes automotivos até hoje, como, por exemplo, o Opala, já citado anteriormente.
O Chevrolet Opala, sem dúvida, foi o grande protagonista da GM nos anos 70 no Brasil. Com seu design imponente e motores potentes, o Opala conquistou o coração dos brasileiros e se tornou um símbolo de status. As versões SS, com seus motores V8, eram especialmente desejadas pelos amantes de carros esportivos.
Além do Opala, a GM lançou nos anos 70 modelos que alavancaram o setor no Brasil:
- Chevette: Um compacto popular e econômico, ideal para o dia a dia.
- Caravan: Uma perua espaçosa e versátil.
- Chevelle: Um sedã de luxo que oferecia conforto e sofisticação.
Monza e Vectra: Ícones nos anos 80 e 90
Um dos veículos que marcaram a década de 80 da General Motors no Brasil foi o Chevrolet Monza, derivado do Opel Ascona. Lançado em 1982, o Monza foi o carro mais vendido por 3 anos seguidos,
Até o fim da sua produção em 1996, foram vendidas 857 810 unidades no Brasil, das suas mais diferentes versões que surpreendiam a cada atualização, como, por exemplo, a versão Hi-Tech de 1994 com freios ABS e painel digital.
O sedan de luxo foi retirado de produção para dar lugar ao Chevrolet Vectra, outro modelo que foi responsável por mostrar inovações importantes ao público, como airbags, controles de som ao volante e controle de tração.
O Vectra foi lançado em 1993 e saiu de linha em 2011, dando lugar ao Chevrolet Cruze. Durante sua passagem pelo país, foi eleito o carro do ano de 1994 a 1997 e vendeu mais de 850 mil unidades
Chevrolet Corsa: Inovação que marcou gerações
No dia 10 de janeiro de 1994 a GM lançou no Brasil a segunda geração do Corsa, um carro que substituiu o Chevette, um grande sucesso da montadora por anos. A versão hatchback chegou aqui com motor 1.0 a gasolina de 50 cv e câmbio manual de cinco marchas.
Além de ter uma grande missão de substituir o Chevette, o Corsa era concorrente direto do FIAT UNO, outro carro popular de sucesso e trouxe novidades, além do design que fugia das linhas retas características da época, trazia sistema de injeção eletrônica, cintos dianteiros com ajuste de altura, luzes automáticas, sistema de circulação de ar interno.
E uma média de consumo, que segundo o site Auto Esporte, era considerada boa para um carro popular da época: 12,5 km/l e 14,9 km/l, em cidade e estrada, respectivamente.
No mesmo ano, a Chevrolet exibiu no Salão do Automóvel a versão GSI, com freios ABS, motor 1.6 16V de 108 cv, tornando-se concorrente do GOL GTi e Fiat UNO Turbo. Além das diferentes versões, o Chevrolet Corsa foi eleito em 95 e 96 como o Carro do Ano.
Os anos 2000: Novidades e desafios
Os anos 2000 foram marcados por uma grande transformação na indústria automobilística brasileira. A GM desempenhou um papel fundamental nesse processo, oferecendo aos consumidores uma ampla gama de modelos com design moderno, tecnologia embarcada e alta qualidade.
O legado da GM nesta década continua presente nos modelos atuais e influencia o mercado automotivo brasileiro até hoje, com modelos como:
- Chevrolet Celta: Lançado em 2000, o Celta se tornou um dos carros mais populares do Brasil, oferecendo um bom custo-benefício e design moderno.
- Chevrolet Montana: A picape compacta Montana conquistou o público com sua versatilidade
- Chevrolet Agile: O Agile foi um hatch compacto e versátil, ideal para o dia a dia na cidade.
Em 2004, a Chevrolet Brasil foi líder de vendas de automóveis e comerciais leves e em 2008, com um investimento de R$5,3 bilhões, lançou novos modelos, totalizando 18 novos carros até 2014, como o Cruze, Cobalt, Nova S10, Onix e TrailBlazer.
Ainda em 2014, a montadora esteve no centro de uma discussão com a ONG Greenpeace: Segundo o site Legacy, os manifestantes se encaminharam até a fábrica em São Caetano do Sul e cobraram da GM motores mais eficientes, com menor consumo de combustível, além de investimento em políticas sustentáveis.
Porém, a ONG e a Montadora não chegaram a um acordo. De acordo com um comunicado publicado pelo Greenpeace: “Diante do pedido de modernização, a Chevrolet levou um mês para enviar uma resposta ao Greenpeace, mas foi como se não tivesse respondido. Na carta, a empresa mencionava acreditar já fazer sua parte e listava uma série de processos que adota em sua cadeia produtiva para mitigar impactos ambientais. No entanto, não havia nenhuma linha sobre como a empresa pretende melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de combustível dos veículos que saem de sua fábrica”.
Os dias atuais da GM no Brasil
Diante às mudanças do mercado, a GM Brasil se adaptou e lançará o Chevrolet Spark EUV, o primeiro elétrico popular brasileiro, para competir diretamente com a gigante chinesa BYD. Além disso, para o ano de 2025 a montadora já tem 5 modelos para serem lançados em comemoração aos 100 anos em solo brasileiro.
Segundo o site da Chevrolet, o presidente da GM no Brasil anunciou o investimento de R$1,2 bilhão no complexo industrial de Gravataí-RS para a produção de um veículo novo que será lançado somente em 2026. Essa é a primeira fase de um pacote de investimentos que totalizarão R$7 bilhões até 2028, marcando uma nova fase de sucesso no Brasil.
Os veículos General Motors estão presentes na história brasileira há um século, com veículos que, mesmo fora de linha, estão presentes no imaginário da população há décadas e podem ser vistos nas ruas devido a sua durabilidade.
Mas além de carros resistentes, o importante é sempre confiar em peças de reposição de qualidade: a Olimpic possui um catálogo com peças de carros clássicos e modernos, abrangendo toda a história da GM e mantendo veículos inesquecíveis por mais tempo nas ruas.