Sensor de fase: O que é e como funciona?

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O sensor de fase é um dos componentes essenciais nos motores dos veículos e fazem parte do sistema de ignição, com a formação da centelha e a queima de combustível, sendo estes, álcool ou gasolina. 

No blog da Olimpic já escrevemos sobre outras peças pertencentes ao sistema de ignição, como Bobinas Impulsoras, Sensor Hall e Cabos de Ignição, e todas, juntamente com muitas outras e o sensor de fase, formam um conjunto essencial que faz com que o carro se mova.

Continue a leitura e descubra o que faz um sensor de fase.

O que é o Sensor de Fase?

Antes de definir o que é sensor de fase, é importante ressaltar que em veículos de injeção eletrônica, há outros sensores: sensor de medidor de massa de ar, sensor de oxigênio, sensor de posição da borboleta, sensor de detonação e sensor de rotação, além do sensor de fase.  

Então, não se confunda, afinal todos possuem funções diferentes e importantes para o bom funcionamento do veículo.

O sensor de fase informa ao PCM (Módulo de Controle Powertrain) a posição do eixo do comando de válvulas e, com isso, analisa e compara com o sinal do sensor de rotação. Essa comparação é imprescindível para determinar a origem de ignição e a injeção sequencial do motor. 

Outra função do sensor de fase é reconhecer rapidamente a sincronia entre o virabrequim e o comando de válvulas no momento de dar a partida no motor, o sensor de fase também é auxiliado, permitindo que o PCM identifique em que fase o motor está com menos de duas voltas do virabrequim.

Esse comando efetua a injeção no cilindro em admissão e libera a centelha na vela do cilindro que estará em compressão. Todo esse processo dura microssegundos e torna a partida do motor mais rápida e eficiente.

Tipos de Sensor de Fase

Os sensores de fase podem estar localizados em pontos diferentes, dependendo do modelo e do tamanho: em carros de porte leve, ele fica próximo à tampa de válvula, ao lado ou acima do motor. Já para caminhões, ônibus ou outros veículos pesados, ele está perto do volante. 

E, além da localização, o sensor de fase também pode se diferenciar pelo tipo, que atualmente são separados pelos sensores indutivos e do tipo Hall.

O sensor indutivo não possui alimentação externa e possui um ímã permanente envolto por uma bobina que trabalha de forma independente. 

 Este sensor fica localizado próximo ao eixo de comando de válvulas Existe um prolongamento no local mais elevado do eixo, que serve de referência para o sensor de fase.

Quando o motor está funcionando, a passagem do pulso da roda fônica para o sensor gera uma variação no campo magnético e, consequentemente, produz uma tensão elétrica enviada à PCM.

O sensor de fase do tipo Hall precisa de alimentação externa para funcionar, atualmente é menos utilizado e está localizado no distribuidor junto ao sensor de rotação. É utilizado em rotores de quatro janelas, para determinar a fase do motor.

Esse rotor possui três janelas iguais e uma maior, é conectado ao eixo do distribuidor e gira sincronizando seu movimento na mesma velocidade que o comando de válvulas.

Problemas e falhas no sensor de fase

Conforme o site Doutor-IE, devido à importância do sensor de fase para o funcionamento do veículo, qualquer falha pode interferir diretamente em defeitos graves e grandes prejuízos, o que pode acontecer quando:

  • Há interferência no sinal;
  • O sensor de fase está posicionado incorretamente;
  • Ocorre formação de borra de óleo no eixo;
  • Quando há rompimento, oxidações, aterramento ou soldas no chicote do sensor;
  • Sensor de fase sujo ou desgastado;
  • Falta ou falhas na alimentação do sensor de fase.


E, para saber se seu sensor de fase está com defeito, fique atento aos sinais:

  • Luzes do painel (amarela ou vermelha;
  • Partidas demoradas ou ausência;
  • Perda de potência;
  • Motor “morre” ou falha com frequência;
  • Aumento no consumo de combustível.


Se ocorreu esse tipo de problema com seu veículo, o recomendado é sempre contar com um mecânico de confiança, afinal, esses sintomas são comuns a outras peças. E não se esqueça que, uma peça de qualidade faz toda a diferença:
Consulte o catálogo Olimpic e exija somente a melhor opção na troca.

1 Comment
outubro 5, 2024

Olá boa tarde tho um pegout 307 ano 2010 já faz 8 anos que estou cm ele fasso as revistas todas correta e agora precisei troca esse sensor de fase onde está aparecendo falha no rastreador só eu não não achei onde fica esse sensor já tirei a tampa de proteção de válvula achando que era la mas não é e estou sem troca gostaria de uma dica aí c tem alguém pra m ajuda tbem sou mecânico mas na área pesada diesel .

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