O sistema de ignição de carros de motor a combustão são repletos de peças feitas de materiais isolantes, como a tampa do distribuidor. Ela é feita de baquelite ou borracha e cobre a parte superior do distribuidor.
O distribuidor é uma das peças essenciais no sistema de ignição de motores de combustão, distribuindo a corrente elétrica de alta voltagem gerada pela bobina de ignição para as velas de ignição em uma sequência específica, permitindo que a mistura ar-combustível seja inflamada nos cilindros do motor no momento certo.
Trabalhando em conjunto com as bobinas de ignição, cabos, entre outros componentes, os distribuidores possuem algumas partes importantes.
O que são bobinas impulsoras?
No mesmo sistema, o de ignição, existem alguns tipos de bobinas, como as de ignição e as impulsoras. As bobinas de ignição são responsáveis pela transformação da energia em alta tensão, pelo princípio de indução eletromagnética e é constituída pelas bobinas primárias e secundárias.
Já a bobina impulsora substitui o platinado em veículos mais novos. Essa peça, antigamente, funcionava como um interruptor e se desgastava com maior facilidade, principalmente se o carro trabalhasse constantemente por muitas horas.
As bobinas impulsoras são geradores de sinal indutivo e não estão em contato com o eixo, aumentando a vida útil da peça e do sistema de ignição. Sua função é armazenar energia e liberar quando a faísca deve ser criada e acionam o módulo de ignição.
O que são módulos de ignição?
Segundo os especialistas da Olimpic, os módulos de ignição são circuitos eletrônicos que amplificam o sinal das bobinas impulsoras, estão presentes em sistemas de ignição mapeada, estática ou com distribuidor e alojam o transistor de potência que controlam o tempo de abertura e fechamento dos transistores de potência, que por sua vez comandam as bobinas de ignição.
Ou seja, os módulos de ignição são intermediários entre as bobinas e trabalham em conjunto, com funções distintas: a diferença entre as bobinas impulsoras e os módulos de ignição é que as primeiras geram o sinal de disparo, enquanto os segundos processam esse sinal e acionam as bobinas de ignição.
Ambos são essenciais para o funcionamento correto do sistema de ignição e, caso falhem, o veículo pode não funcionar totalmente. Para evitar tais falhas no sistema de ignição, é importante perceber os sinais como dificuldades para dar a partida e ficar atento ao painel ou cheiro de combustível.
Além disso, peças de qualidade e homologadas por montadoras, são essenciais para que as bobinas impulsoras e módulos de ignição funcionem corretamente. A Olimpic produz peças para o mercado de reposição automotivo, com a segurança que motoristas e mecânicos precisam.
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