O que é calço hidráulico e carbonização oleosa?

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Quando o sistema de ignição de um veículo é exposto à água, especialmente em situações como enchentes, várias peças podem ser afetadas, causando o calço hidráulico e carbonização oleosa. 

Além de carregar doenças e ser poluída, a água de enchentes ainda é perigosa para o veículo e seu motorista, que deve sempre priorizar o seu bem-estar e evitar ficar dentro do carro ou tentar dirigir. 

Em algumas situações, é possível recuperar o veículo com uma boa limpeza higienizadora e troca de algumas peças. Mas, quando o nível da água passa da metade da roda, há a possibilidade de perda total ou problemas como calço hidráulico e carbonização oleosa.

Como proceder em chuvas intensas?

Em situações de chuva intensa, a água das enchentes pode subir muito rápido, impossibilitando a condução do veículo. Caso não seja possível voltar, ou seguir para uma região elevada, o recomendado é sair do veículo e preservar sua vida.

Segundo o site Smartia Seguros Online, existem algumas dicas para que devem ser seguidas para evitar tragédias e perda do veículo:

  • Não entre na água em alta velocidade ou em marchas acima da segunda;
  • Mantenha uma distância maior entre o veículo da frente e ao lado;
  • Não dirija com a roda submersa;
  • Não deixe o carro morrer ou tente ligar o carro com o carro submerso, pode causar calço hidráulico e combustão oleosa.
O que é o calço hidráulico?

O calço hidráulico é um problema grave que ocorre em motores, causado pela entrada de um líquido (água ou combustível) no interior da câmara de combustão. Isso forma uma massa que não pode ser comprimida pelo pistão.

Resultando em um travamento abrupto do pistão e pode levar ao empenamento ou ruptura das bielas. Em motores modernos, o segundo cenário é mais provável. 

Em casos mais raros, o óleo lubrificante também pode causar calço hidráulico: quando há entrada de óleo na câmara de combustão, geralmente devido a um anel quebrado. A queima do óleo é perceptível pela fumaça preta no escapamento. Outro cenário é quando o óleo entra em contato com a água do sistema de refrigeração e se mistura, gerando mais problemas.

É importante manter o veículo em marchas lentas ou em baixa rotação, pois, se o calço hidráulico ocorrer, o motor provavelmente apenas parará de funcionar. No entanto, se ocorrer em giros mais altos, os danos serão mais graves. Além do pistão e das bielas, o cárter, o cabeçote e até mesmo o bloco do motor podem ser afetados. Em alta rotação, os danos ao motor podem ser irreversíveis. 

Após o nível da água baixar, ainda não é recomendado ligar o veículo. A primeira coisa para evitar calço hidráulico é recomendável retirar as velas e acionar a ignição. Isso fará com que o pistão expulse o líquido presente na câmara, eliminando o excesso de água ou combustível.

Como nem sempre o calço é causado pela entrada de água de enchente, a maior recomendação é manter o motor em boas condições, verificar as velas, os bicos injetores e a junta de cabeçote. E não se esqueça de acionar o seguro ou o guincho em caso de entrada de água no motor, é outra maneira de proteger seu carro.

Carbonização oleosa e velas de ignição

As velas de ignição, que desempenham um papel crucial no processo de combustão do motor e por isso, em caso de enchente ou alagamentos, podem ocorrer dificuldades para dar partida, carro engasgando e aumento no consumo de combustível.

Em casos mais graves, o contato da água com as velas de ignição podem causar marcha lenta irregular, causada pela carbonização ou efeito fuligem nas velas e também a carbonização oleosa.

Ela é provocada pelo excesso de fluido lubrificante entrando na câmara de combustão, resultando em falhas em marcha lenta, sendo que a sujeira que está depositada, geralmente em eletrodos, é preta e oleosa. 

Se o veículo esteve em uma enchente ou passou por água em nível alto, mesmo que pouco tempo, o recomendado é tirar as velas de ignição se houver água saindo dos orifícios, até que o guincho chegue. Se não houver, provavelmente a água não entrou no motor. 

O calço hidráulico e a carbonização oleosa são problemas que nem sempre podem ser evitados devido às enchentes inesperadas, porém, no dia a dia, são corrigidas e seus problemas detidos com boas práticas de conservação e uso de boas peças.

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