Economizar combustível: Como o sistema de ignição pode ser seu aliado?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Economizar combustível é uma prioridade para muitos motoristas, especialmente com o aumento constante dos preços. Muitos motoristas e mecânicos têm dicas para essa economia, mas, você sabia que o sistema de ignição pode ser um aliado eficiente? 

Esse sistema é o responsável por iniciar a combustão dentro do motor, que é o que faz o carro andar. Uma ignição eficiente garante que o combustível seja queimado de forma otimizada, aproveitando ao máximo cada gota de combustível.

Sistema de ignição: indispensável para o veículo

O sistema de ignição é fundamental para que tudo funcione corretamente no seu carro, afinal assim que você vira a chave para ligá-lo, todos os outros componentes começam a funcionar. Sem as peças desse sistema ou com peças em mau estado, o motor simplesmente não liga. 

Ele é responsável por gerar a faísca necessária para iniciar a combustão do combustível dentro do motor. E, com uma ignição eficiente, a queima do combustível é mais completa, o que reduz as emissões de poluentes, além de economizar combustível. 

Além disso, o sistema de ignição confiável é essencial para garantir que o carro funcione de forma consistente e sem problemas, minimizando o risco de falhas inesperadas que podem fazer com que o carro pare no meio da estrada. 

Composto por velas, bobinas e cabos entre outros componentes, a ignição, segundo o site O Tempo, podem impactar diretamente o consumo de combustível. E também o desempenho do motor: velas de ignição gastas ou cabos danificados podem causar falhas na ignição, resultando em perda de potência e desempenho irregular.

Como é possível economizar combustível?

Seja gasolina, álcool, flex ou diesel, economizar combustível é algo que todos os motoristas querem, afinal, os preços estão em constante aumento. Algumas dicas como descer com o carro em ponto morto são famosas, mas ineficientes. 

Mas, cuidar do sistema de ignição pode ser bastante efetivo para conseguir economizar combustível. 

Um sistema de ignição com as manutenções em dia garante que o combustível seja queimado de maneira eficiente, o que melhora o consumo de combustível. Se o sistema estiver desgastado, o carro pode consumir mais combustível para gerar a mesma potência.

Velas de ignição desgastadas, cabos danificados ou bobinas com problemas podem levar a uma queima incompleta do combustível, o que significa desperdício. A manutenção regular e a substituição de componentes desgastados podem fazer uma grande diferença no consumo de combustível.

Boas práticas de direção

Além de manter o sistema de ignição em perfeito estado, os outros sistemas do veículo, como a suspensão e também o modo como você dirige influenciam no consumo de combustível. 

Frenagens e aceleragem bruscas exigem mais do sistema de ignição e do motor, levando a um maior consumo de combustível, além de desgastes em peças como discos e pastilhas de freio, essenciais para a segurança no trânsito. 

Conduzir de forma suave, constante, seguindo as leis de trânsito e respeitando o momento certo de trocas de marcha pode ajudar a economizar combustível significativamente. 

Outro fator é o uso de peças de qualidade: Equipamentos falsificados ou que não seguem normas de fabricação rígidas, podem causar desgastes, queima de combustível no tempo errado, além de estragarem com maior facilidade. 

Para evitar esse contratempo e economizar combustível, no momento da troca de peças para o sistema de ignição, exija peças Olimpic e sinta a vantagem no seu bolso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *